VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 28 de março de 2011

Paciente que teve joelho errado operado é barrada em hospital onde fez cirurgia no Guarujá


A auxiliar de serviços gerais Tatiane Andrade da Silva, 25, vítima de um suposto erro médico, foi barrada no Hospital Santo Amaro, na manhã desta segunda-feira (28), no Guarujá (litoral de São Paulo). Acompanhada dos pais e do advogado, ela retornou à instituição uma semana após a realização da cirurgia para colocar curativos na perna esquerda, que foi alvo de um possível erro médico. Desde que a paciente recebeu alta do hospital, na terça-feira (22), ela permanece com um pino da perna esquerda, o que vem provocando inchaço e dores, segundo o pai da paciente, José Antônio da Silva.
Segundo ele, o hospital recusou a presença da família durante o atendimento de Tatiane para a colocação dos curativos. Mas a família exige acompanhar todo o procedimento médico e, até o momento, as partes não entraram em um acordo.
Tatiane chegou ao hospital por volta das 9 horas, mas não foi atendida. Inconformada com a situação, a família chamou a polícia para resolver o problema. 


Entenda o caso

O problema teve início na segunda-feira (21), por volta das 9 horas, quando a paciente foi internada no Hospital Santo Amaro para realizar uma cirurgia no joelho. O susto veio após a operação, quando a família descobriu que o procedimento cirúrgico foi feito, equivocadamente, no joelho esquerdo. Apesar disso, 24 horas depois a paciente teve alta e saiu do local com pinos no joelho esquerdo.

RAIO-X

  • Felipe Pupo/Especial para o UOL Notícias
    Raio-x mostra pino na perna esquerda de Tatiane
Desde então, ela passa por diversos problemas. Tatiane não tem condições de se locomover e realizar as suas atividades rotineiras. Ela depende do auxílio da família para comer, beber, se vestir, tomar banho e levantar da cama. Fora isso, ela permanece na cama, em repouso absoluto, geralmente assistindo aos programas de televisão. “Estou profundamente abalada, tanta na parte física como na psicológica”, afirma. “Desde o momento em que sai da sala de cirurgia, fiquei sem chão, sem saber o que fazer. Parece que estou vivendo um pesadelo, mas longe de ter um final feliz.”Segundo a mãe de Tatiane, Valéria Andrade da Silva, o médico ficou “surpreendido com a situação e disse para a família realizar uma consulta em sua clínica particular, pois não iria fazer nenhum tipo de cobrança pelo serviço”. A família registrou boletim de ocorrência e a polícia já investiga o fato e o caso deve ganhar novos capítulos. O advogado Carlos Dalmar dos Santos Macario, que defende a vítima, informou que a família vai entrar com uma ação indenizatória na Justiça, uma vez que o médico tem a responsabilidade civil sobre o caso.

Investigação do caso

A direção do Hospital Santo Amaro teve uma reunião com Celso Dias Fernandes, médico responsável pela cirurgia, na quinta-feira (24). Sem revelar detalhes da conversa, a direção do hospital garantiu que está trabalhando internamente na investigação do caso.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, porém, o hospital informou que não houve erro médico na cirurgia de Tatiane. “Exames clínicos e tomográficos apresentam patologia bilateral idêntica, ou seja, o mesmo problema nos dois joelhos necessitando, assim, do mesmo procedimento cirúrgico. A decisão para a cirurgia foi compartilhada com a paciente que, como a mesma declarou, teve ciência dos procedimentos agendados”.
A nota também informa que o caso será submetido ao Conselho de Ética Médica do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário