VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bistrô das Artes Barra do Say, um novo conceito de Gastronomia, Arte e Cultura em Itapoá

Concebido por Luiz Arthur Montes Ribeiro, Artista Plástico, Escritor e Chef de Cozinha, o Bistrô das Artes Barra do Say foi inaugurado no último dia 1° de março com um coquetel servido a cerca de 30 convidados que representaram a imprensa da região. O Bistrô é um espaço inovador, voltado para gastronomia, arte e cultura. Contando com um ateliê de arte e literatura, um toldo de literatura, uma galeria de arte e o, próprio, bistrô, o espaço viabiliza, ao seu idealizador, o desempenho de todas as suas profissões e, aos frequentadores, uma excelente opção de lazer.
Uma das salas é chamada de Sala Antiga, a qual é decorada por móveis que pertenceram aos avós de Luiz Arthur Montes Ribeiro. Essa sala comporta oito pessoas e é repleta de obras de arte. Entre os destaques que mais chamam a atenção, está a cristaleira dos anos 30, herança da avó materna de Luiz Arthur, em que estão expostas muitas antiguidades das famílias Montes e Ribeiro.

Os pratos servidos no Bistrô são baseados em receitas criativas, um mix de cozinha caipira, contemporânea e perfumada. O destaque fica por conta do delicioso enrolado de filé de peixe recheado com camarão adornado com laçarote de toucinho ao molho de frutas.



Um dos diferenciais do Bistrô das Artes Barra do Say é a capacitação de seus funcionários que, unidos, falam inglês, espanhol, japonês e alemão. Trata-se do único estabelecimento gastronômico de Itapoá em que se fala todas estas línguas. Além disso, esses funcionários passaram e passam por treinamentos constantes, que incluem aulas de ginástica laboral, de higiene e manipulação de alimentos, de fortalecimento de equipe, de arte, literatura e gastronomia, ministradas por psicólogos, barman's, chef's de cozinha, entre outros profissionais.
O acervo artístico do Bistrô é composto por cerca de 900 (novecentas) peças entre telas, desenhos, gravuras, xilgravuras, litogravuras, gravuras em metal, fotografias, esculturas, objetos, livros, fitas cassete, CD's e DVD's. Entre os artistas cujas obras fazem parte do acervo artístico do Bistrô das Artes Barra do Say, está a artista plástica Lirdi Jorge, nome de destaque no cenário artístico do sul do Brasil, de quem o Bistrô conta com duas belíssimas esculturas.
“Desde que eu era pequeno, eu vinha com a minha família para cá e sempre desejei morar aqui. Planejei a minha vida para isso. Abrir o Bistrô das Artes Barra do Say é abrir a minha vida para todos, e proporcionar às pessoas que vivem aqui e aos turistas, atitudes em alta gastronomia, arte e literatura. Aqui, encontro-me com minha vida. A Barra do Saí é um dos lugares mais belos do mundo para mim: pelo mar, areia, céu, rio e pelas encantadoras gaivotas. Todo dia, passeio por este pedaço do mundo que escolhi para viver e, todo dia, surpreendo-me com tamanha beleza. Do encontro do rio com o mar à pequena pracinha que existe em frente ao Bistrô, tudo é perfeito. Perfeito como viver aqui: minha fonte de inspiração para a vida, a gastronomia, a literatura e as artes visuais”, comenta Luiz Arthur Montes Ribeiro.

BISTRÔ DAS ARTES BARRA DO SAY
Av. Beira Mar 1, número 228
Praia do Sayzinho    Barra do Say
89.249-000   Itapoá   SC
(47) 3443-3409   9628-3784


Nenhum comentário:

Postar um comentário