VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Carta Compromisso é assinada pela Comissão no Dia do Idoso

Neste sábado, 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, a Câmara Municipal realizou sessão solene no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. O evento marcou a finalização dos trabalhos da Comissão Especial do Idoso, que, nos últimos cinco meses, fez uma série de reuniões com representantes de entidades ligadas a causa. 

Durante a solenidade, foi apresentada a Carta Compromisso que inclui sugestões a ser viabilizadas para promover mais qualidade de vida a esta parcela da população, que em Juiz de Fora está acima da média nacional. Inserido no documento estão oito projetos propostos pela comissão. Para a elaboração da carta a Comissão Especial do Idoso debateu temas abrangentes nas áreas: social, esporte, cultura, lazer, segurança pública, habitação, direitos do consumidor, saúde, transporte e acessibilidade.
   
Outra iniciativa do grupo foi a proposta da realização de um diagnóstico social da terceira idade. A primeira etapa foi entregue aos vereadores e a pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora será colocada em prática nos próximos dez meses. A medida também serve de auxílio para identificar os principais problemas enfrentados pelos idosos em Juiz de Fora.
   
Também neste sábado foi apresentado o Selo de Respeito ao Idoso elaborado pelo designer gráfico, Carlos Torres. A marca proposta pela comissão será conferida aos estabelecimentos comerciais que prezam por excelência no atendimento à terceira idade.

Em parceria com o Procon foi criada uma cartilha que alerta os idosos sobre superendividamento nos empréstimos consignados.

A Comissão Especial do Idoso é presidida pelo vereador Isauro Calais (PMN) e composta ainda pelos vereadores José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), Ana das Graças Rossignoli (PDT) e José Tarcísio Furtado (PTC), além de representantes ligadas à questão da terceira idade. 




FONTE: http://www.camarajf.mg.gov.br/jornal/txt1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário