VISUALIZAÇÕES

sábado, 11 de fevereiro de 2012

JUIZ DE FORA CARNAVAL 2012 - FOLIA POR TODOS OS LADOS


O carnaval começa mesmo só na semana que vem. Mas desde quarta a cidade vem sendo tomada por confetes e serpentinas com o Corredor da Folia. O grupo carioca Exalta Rei desceu hoje o Calçadão pontualmente às 18h, acompanhado de poucos foliões, que curtiam o som de clássicos de Roberto Carlos. Hoje tem opções para todos, dos que estão nos primeiros passos da folia até quem já pulou carnavais do século passado.
A programação tem início às 11h, com a concentração do Bloco Come Quieto, no Alto dos Passos, e não tem hora para acabar, já que os pré-carnavalescos como a Noite Borbulhante, no Clube Bom Pastor, e o Baile Verde e Branco, no Sport Club, prometem fazer os foliões pularem ao longo da madrugada. 
As Domésticas pretendem transformar o Calçadão da Halfeld em um camarim a céu aberto, onde elas farão os últimos ajustes nas fantasias e na tradicional maquiagem preta. Em seguida, elas descem o Calçadão e fecham o dia no show de Eduardo Dussek, às 18h, quando vão participar da canção "Doméstica" e de Dudu Nobre, às 21h, na Praça da Estação. Dudu vai trazer vai trazer na bagagem os sucessos "Tempo de Dom-Dom", "Goiabada cascão" e "A grande família". Com oito discos e dois DVDs, atualmente faz turnê no Brasil para divulgar seu mais recente álbum, "O samba aqui já esquentou".
Sem jamais perder a irreverência, as Domésticas trazem de volta as grandes bonecas, que estrearam no ano passado acompanhando a trupe pelas ruas do Centro e interagindo com o povo na rua. "Queremos despertar o público para que todos permaneçam no Centro. O bloco contagia a todos com nossa irreverência", comenta o presidente da agremiação, Sérgio Rodrigues. Para o desfile da agremiação, a partir das 16h, estarão interditadas as ruas Halfeld, Rua Paulo de Frontin e a Praça da Estação.
Este ano o bloco vem com o samba-enredo "Come quieto voltou e o amor está no ar" e uma bateria com cerca de 50 componentes. Na letra do samba, cantam "coração acelerado de alegria, eu vou cantar aos quatro cantos, pelos desertos e oceanos, o Come Quieto é só folia." Na camisa, trazem em amarelo e vermelho a amizade que formou o bloco. "Todos nós sempre gostamos de samba e de tocar. Então, quando surgiu a ideia do Corredor da Folia, decidimos participar", conta um dos organizadores do bloco, Marcelo Mokdeci.
O desfile do bloco vai seguir pelas ruas Machado Sobrinho, Severiano Sarmento, Dom Viçoso, Barão de Aquino. Haverá interdição total das ruas Padre João Emílio; Barão de Aquino, entre Dom Silvério e Machado Sobrinho; Severiano Sarmento, entre Dom Silvério e Pedro Botti, além da ruas Machado Sobrinho e Dom Viçoso. O estacionamento na área do bloco estará proibido a partir das 7h.

Tarde de carnaval da criançada

A Fundação Museu Mariano Procópio (Rua Mariano Procópio 1.100 - Mariano Procópio) também não fica de fora e promete ser espaço de diversão, folia e aprendizado para os pequenos e também para os grandões. Este é o segundo ano que o local abre seu espaço para o carnaval infantil, a partir das 14h30, com oficina de máscaras e exposição de fotografias.
A partir das 16h, o museu recebe um verdadeiro baile infantil com a banda Trupicada, que se junta à Caravana de Palhaços do Mezcla. Formada por músicos, atores e arte-educadores juiz-foranos, a Trupicada mistura brincadeiras, histórias, teatro e música para agitar a garotada. Segundo a vocalista de grupo, Lívia Gomes, a banda fará um show voltado para o espírito do carnaval, apresentando marchinhas e canções temáticas, além de duas músicas escritas especialmente para o evento, sendo elas "Batata quente" e "Trupifolia". "Fomos tirar as músicas para o show e acabamos criando duas novas, com pegada de axé."
"Somos conhecidos justamente por ousar no nosso som", afirma um dos diretores do bloco, Bruno Magalhães. E a ousadia pode ser vista nos clássicos de Tim Maia ou Rita Lee, por exemplo, tocados com surdos, tamborins e reco-recos. Apesar de rechear seus shows com frevo, passando por coco, maracatu e batidas funk, nas proximidades do carnaval, conforme Bruno, são os grandes sambas que tomam conta do repertório.
Marcado pelo vermelho e branco em homenagem ao time do América, considerado por Bruno o "segundo time de todo carioca", o público costuma comparecer aos eventos do Empolga a caráter, mas, para ele as cores não são o essencial para a plateia. "O que pedimos para o público são sorrisos e animação."

12 anos borbulhantes

A ideia inicial era resgatar os grandes bailes de salão dos antigos carnavais. Hoje, 12 anos depois, a Noite Borbulhante promete manter o estilo e homenagear o Brasil, a partir das 23h, no Clube Bom Pastor (Rua Senador Salgado Filho 313 - Bom Pastor). Segundo o colunista da Tribuna e organizador do evento, Cesar Romero, a festa ganha decoração tropical com direito a baianas e seus tradicionais tabuleiros decorando os jardins externos do clube.
Marca presença ainda a corte da folia da cidade, com a rainha do carnaval Marcela Almeida dos Santos e do rei momo Marcelo Portela Carvalho, além de passistas e ritmistas que garantem a ginga e dão tom brasileiríssimo à festa. E para manter o espírito dos grandes carnavais, o som ficará por conta da Banda Zagga com marchinhas tradicionais e um espetáculo especial da bateria Swing Samba Show do mestre Jansen e ainda o DJ Kadu Cunhado nos intervalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário