VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército


No 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx) e presta a mais justa homenagem a seu patrono, Frei Orlando. No seio da nossa Instituição centenária, os capelães militares representam a fé em Deus e o amor à Pátria. Ao reverenciar a figura do Frei Orlando, queremos homenagear todos os capelães militares.
O capelão militar é um soldado singular. Embora envergando o mesmo uniforme e convivendo com os seus companheiros, é alheio ao manejo das armas e às táticas de combate. A sua missão, nobre e humanitária, consiste em promover a fé, curar as almas, elevar o moral e reacender a chama da esperança nos corações dos combatentes do Exército Brasileiro. Ele deve ser o homem de Deus dentro da Caserna, a presença de Cristo entre os militares. Sua conduta deve transparecer mansidão, humildade, misericórdia, bom senso. Deve possuir um hábito de constante oração e de apostolado profícuo, cultivar os valores do Evangelho através de sua pregação e de seu testemunho de vida, ser verdadeiro pastor, representante de Jesus no seio da Unidade.
A assistência espiritual na vida castrense ganha dimensões excepcionais porque, somente com fé, pode-se obter o sucesso de uma missão, já que não há tarefa que possa ser bem cumprida se o soldado não depositar fé na sua carreira e na capacidade de realizar aquilo que lhe compete.
É oportuno considerar que alguns valores indispensáveis do capelão militar se confundem com os valores dos nossos militares: atitude moral incontestável, determinação, coragem, perseverança, equilíbrio emocional e espírito de corpo, atributos que são constantemente cultivados na caserna.
No dia a dia da vida militar, os religiosos-soldados fortalecem os enfraquecidos, animam os cansados e abatidos, alegram-se com os jubilosos, socorrem os enlutados, doentes, entristecidos e angustiados. Assim, o Capelão Militar está empenhado na propagação da mensagem de paz.
A nossa Força Terrestre é composta por militares que seguem as mais variadas religiões e têm direito ao atendimento espiritual. O SAREx, como órgão responsável pela assistência religiosa e espiritual aos militares e civis em serviço nas organizações militares e às respectivas famílias, conta com o árduo e incansável trabalho de capelães de várias denominações e necessita de diálogo interconfessional permanente, para que se faça a harmonia entre os diferentes credos.
Espelhando-se na figura de seu Patrono, os religiosos da Exército têm o exemplo autêntico de como devem dedicar-se à assistência espiritual, moral e religiosa que prestam aos militares e às suas famílias. Nossos padres e pastores seguem suas missões: soldados de Caxias e guias espirituais dos integrantes da família militar da Força Terrestre.
Nessa data, queremos elevar ao Senhor dos Exércitos nossas mais veementes orações pelos capelães militares; primeiro, em ação de graças por sua presença e apostolado junto aos militares. Em  segunda, suplicando para que a graça divina lhes assista e fortaleça no cumprimento de tão nobre missão. Aproveitamos a ocasião para informar que, em 2013, transcorrerá o centenário de nascimento do patrono do SAREx, Frei Orlando, e que uma extensa programação está sendo elaborada para comemorar adequadamente tal ocasião. Desde já, estamos todos convidados a tomar parte nas atividades, que serão divulgadas em momento oportuno.
www.exrecito.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário