VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SARGENTO VANDERSON LUIZ DE SOUZA, DO 4º GAC, VENCE ULTRAMARATONA DOS FUZILEIROS NAVAIS

O tiro do canhão anuncia o término da prova. Vinte quatro horas de competição. Agora, cada corredor deve deixar um cubo no chão com seu número - forma de a organização controlar a metragem individual - e completar a última volta para, assim, ganhar sua medalha. Na Ultramaratona Rio 24hs todos são vencedores. Na chegada, emoção, choro, muitos abraços e bandeiras de vários lugares do Brasil enroladas ao corpo. O momento é de comemoração.



A prova começou sábado, 17/09, às 09hs, e terminou domingo, vinte e quatro horas depois. Os 250 competidores inscritos tinham pela frente o desafio de dar voltas em um percurso de 1500 metros que pegava a pista de atletismo e mais um trecho fora dela. A competição foi realizada no Centro de Educação Física da Marinha (Cefan), na cidade do Rio de Janeiro.
Eles atravessaram várias etapas, desde o dia ensolarado e quente, passando pela madrugada fria e com muito vento até, novamente, mais uma manhã com sol e muito calor. Dá para negar o título de vencedor a todos?
- Teve uma alteração brusca de temperatura durante o dia. A temperatura ontem (sábado 17/09) era de 32 graus às 16hs e, às 03h30, fazia 14 graus. Então, caiu mais da metade da temperatura, mas os competidores estavam bem motivados, agasalhados – diz o Tenente
Leonardo Mataruna, assessor de imprensa da prova e, segundo ele, torcedor que motiva os atletas sempre que necessário.
Tenente Leonardo conta que, durante a madrugada, os atletas aproveitam para acelerar:
- Os corredores mais experientes reduzem o gasto energético na parte da manhã, que o sol é intenso, e acabam rodando em baixa velocidade. Mas, de madrugada, eles recuperam, ultrapassam todos aqueles que estavam na frente na parte da manhã.

Rodrigo Damasceno participou de todas as quatro edições da prova. Experiente e ciente da sua meta, completar 70 quilômetros no total, ele aproveitou para dar uma parada e tomar seu café da manhã com outros atletas. Ele conta que, normalmente, o sol do meio-dia é o maior desafio da prova, mas, não desta vez:
- Este ano teve em especial a madrugada, que foi muito fria e ventou muito. A gente passava por uma orla a beira-mar que é terrível, vento contra o tempo todo. Quem passou por essa madrugada já pode se considerar vitorioso.
Todos podem comemorar, mas dois, em especial, são os grandes nomes da prova.

Vanderson de Souza foi o vencedor no masculino e na geral. Para ele, pior que o frio da madrugada, foram o sono e o cansaço que vieram junto:
- O pior momento da prova foi de uma às cinco da manhã. Senti sono e cansaço depois de 15 horas de prova. Foi muito difícil.
Auxiliado pela equipe e pelo fisioterapeuta Reinaldo Musialowski, que trabalha com seu amigo, o também corredor Marco Aurelio Farinazzo, Vanderson superou essa barreira e venceu para a felicidade da família torcedora e orgulhosa do atleta.
Denise Campos, vitoriosa no feminino e segunda na categoria geral, também teve grande o apoio de todos que estavam por lá.
Durante a prova, ouvia gritos da equipe e dos amigos no local.
- Se fosse pela quantidade de incentivo que eu recebi daria para correr cinco mil quilômetros – diverte-se ela.
Bem humorada mesmo após completar mais de 218 quilômetros, ela responde que corre desde que "se lembra por gente".
E a corredora das Forças Armadas brinca:
- Pessoa que corre essa prova não regula muito bem.
A felicidade só não foi maior por que seus pés impediram que ela ultrapassasse sua marca anterior, de 224 quilômetros.
Pés machucados também foram o problema de Djacir Braga, de Fortaleza.
Já com cem quilômetros nas costas, ele queria mais:
- Agora vou só completar por que estou cheio de bolhas no pé. Se desse para fazer mais ainda era melhor.
Mas os pés doloridos e com bolhas não foram os únicos dificultadores dos atletas na Ultramaratona.
O Capitão-Tenente (S) Thiago Jambo, fisioterapeuta, era o responsável pela área de atendimento aos atletas, onde eles podiam encontrar piscinas com gelo – para realizar a crioimersão – e macas para massagem.
Faltando meio hora para o fim da prova, Thiago conta que a equipe já tinha realizado mais de 500 atendimentos. E que a grande maioria, quando vem pedir ajuda, é para voltar às pistas.
A infraestrtura da prova era elogiada por todos os participantes e familiares. A sensação de dever cumprido era percebida com beijos e abraços na hora da chegada. E, entre um afago e outro, ouvia-se dos participantes a vontade de estar lá no ano que vem novamente.
Madrugada fria? Sol forte? Às 09hs de domingo, após o tiro do canhão, isso parecia ser apenas um detalhe para os guerreiros das 24 horas.
Resultado Geral Fornecido pela Corpore:
  • Geral Feminino:
  • 1° Lugar – Denise Paiva     (Marinha/CEFAN – 218.225Km
  • 2° Lugar – Débora Aparecida (Sprint Assessoria Esportiva) – 188.125Km  
  • 3° Lugar – Maria Claudia (Equipe 100 Limites) – 179.095Km
  • Geral Masculino:
  • 1° Lugar – Vanderson Luiz  (prof. 4° GAC) -  221.235Km
  • 2° Lugar – Vanderley Santos Pereira  (Acrimet/Top Spin) – 213.710Km
  • 3° Lugar – Urbano Dário (Avulso) – 207.690Km
  • Categoria Militar:
  • 1° Lugar – Denise Paiva (CEFAN/Marinha) – 218.225Km
  • 2° Lugar – Sebastião da Guia (Divisão Anfíbia/Marinha) – 197.155Km
  • 3° Lugar – Fernando Antônio do Carmo (Marinha-Suboficial da Reserva) – 171.570Km
FONTES:


AO AMIGO SGT VANDERSON NOSSOS PARABÉNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário