VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IV FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DE JUIZ DE FORA, ZONA DA MATA E VERTENTES


O prefeito Custódio Mattos abriu, na manhã desta quinta-feira, 29, no Victory Hotel, o IV Fórum Municipal de Desenvolvimento, promovido pela Agência de Desenvolvimento. O tema deste ano é “Incentivando o Crescimento Regional – A hora de fazer a diferença”. Esta edição está de olho nas possibilidades que os grandes eventos que o Brasil sediará nesta década podem trazer para as cidades da região. A proximidade com o Rio de Janeiro, uma das cidades-sede do campeonato mundial de futebol, é apontada como uma facilidade para os empresários da região. Segundo o prefeito, no dia 14 de outubro, a Prefeitura e o Governo de Minas realizam um encontro em Juiz de Fora com as cidades de Minas candidatas a “base camp” da Copa 2014. Estão na disputa os municípios de Araxá, Uberlândia, Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora/Matias Barbosa, entre outros.
O presidente da Agência de Desenvolvimento, Luiz Geraldo Soranço, destacou o momento áureo que a cidade vive, com vários investimentos chegando à cidade devido a parceria entre Prefeitura, Governo de Minas e setor privado. “Estamos presenciando uma sinergia entre a iniciativa privada e o setor público da cidade”, frisou Soranço, que agradeceu a presença do prefeito nos quatro fóruns realizados pela agência. “Em 2005, Custódio participou como deputado federal, 2007 como secretário de Estado, e em 2009 e 2011 como prefeito”, relembrou.
O prefeito Custódio Mattos afirmou que Juiz de Fora vive um momento extremamente favorável na área do desenvolvimento econômico. “São 8.500 empregos que estão sendo gerados com a vinda e a expansão de várias empresas que estão investindo R$ 1,5 bilhão no município. O momento é de agradecer a todos os parceiros porque essa virada econômica de Juiz de Fora não caiu no céu. É fruto de um trabalho árduo e conjunto do Governo de Minas, da Prefeitura e da iniciativa privada”, afirmou. Custódio disse, ainda, que a chegada destas novas empresas – entre elas a AlmavivA, Codeme, Brafer, CBU, Wabtech, Agplast e Rionil, entre outras – acontece junto com investimentos públicos em obras de infraestrutura na cidade, objetivando manter a qualidade de vida do município. “Estamos investindo R$ 400 milhões de recursos em diversas obras públicas”, informou.
Há décadas, Juiz de Fora vivia uma estagnação econômica. Várias empresas estavam saindo da cidade e indo para os municípios do Rio de Janeiro que fazem divisa com Minas, devido aos incentivos fiscais. A última empresa que se instalou em Juiz de Fora foi a Onduline, há sete anos, gerando apenas 80 empregos. Mas essa realidade começou a mudar em 2009, primeiro ano do governo do prefeito Custódio Mattos, quando o governador Aécio Neves assinou decreto que reduziu o ICMS e concedeu a novas empresas benefícios fiscais idênticos aos oferecidos por outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. O decreto, segundo o prefeito Custódio Mattos, foi fator decisivo para atrair novos empreendimentos que estão chegando ao município.
Presidente Luiz Geraldo Soranço e Ten Víctor Navarro, do 4º GAC
Luiz Eduardo Schmitz e Luiz Geraldo Soranço 
Ten Víctor Navarro e Vice-Prefeito de Juiz de Fora Eduardo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário