VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estudante cria banco de dados sobre políticos



Um formando do curso de Ciências da Computação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de apenas 23 anos, criou um site que coleta e divulga informações sobre mais de 22 mil políticos brasileiros. De acordo com o estudante Lucas de Ramos Araújo, idealizador do projeto www.ligadonospolíticos.com.br, o objetivo é implementar novas ferramentas de internet que estão sendo aprimoradas principalmente nos Estados Unidos e na Europa - as chamadas 'web semântica' e 'dados ligados'. Conforme o jovem, com o aperfeiçoamento dos sistemas, será possível constituir uma rede mais ampla de acesso às informações sobre o tema.
Por enquanto, o site compila, em um único endereço principal, informações coletadas nos principais sites de política do país, como o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos tribunais regionais eleitorais (TREs), da Câmara, do Senado, da Transparência Brasil e do Ficha Limpa. "Quanto mais sites a gente tiver utilizando os 'dados ligados', mais coisa interessante a gente terá à disposição para pesquisa."
As principais informações disponíveis sobre os políticos, por enquanto, são referentes às últimas eleições, incluindo situação do político junto à Justiça Eleitoral e dados sobre seu patrimônio acumulado. Sobre alguns nomes da vida pública brasileira ainda é possível encontrar dados parlamentares, lideranças, missões, proposições, mandatos, afastamento e pronunciamentos. As informações são disponibilizadas também em formato HTML. A formulação do site faz parte do trabalho de conclusão de curso do acadêmico.

FONTE: www.tribunademinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário