VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Chuva: SC tem 29 cidades em situação de emergência.




Corpo de Bombeiros trabalha para chegar nas localidades desde sábado. As comunidade de Laranjeiras e Ribeirão das Pedras, em Taió, estão isoladas desde o último sábado. A chuva que atingiu a região do Vale do Itajaí no final de semana fez com que desabasse uma ponte que liga o Centro do município às localidades.O Corpo de Bombeiros trabalha no local para tentar restabelecer a ligação com a região. Os telefones também não funcionam nas duas comunidades, que ficam a cerca de 45 quilômetros de distância da área central de Taió. 



Em Santa Catarina, quase 18 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas por conta das chuvas desde o início da semana. Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil, 29 cidades estão em situação de emergência.

O último município a entrar neste panorama é Rio do Campo. Mirim Doce é a única em estado calamidade pública. Cinco pessoas morreram devido às chuvas. Outras 157 pessoas ficaram  feridas.
A grande quantidade de chuva que atingiu a capital Florianópolis no final de semana deixou várias regiões cobertas pela água e muitas pessoas desabrigadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de sexta-feira para sábado choveu 144,4 mm em 24 horas. O índice se aproxima da média para todo o mês na capital, que é de 176 mm.
Outras localidades de Santa Catarina, como o sul, o leste e o litoral, também registraram grandes volumes de chuva de sexta-feira para sábado. No domingo, ocorreram pancadas de chuva, mas não tão volumosas.
Segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), as chuvas causaram danos como quedas de barreiras, instalações públicas e privadas e desligamentos em caráter de segurança. Houve falta de energia na região neste domingo. Foram prejudicados os serviços de água, energia e transporte no Estado.
As condições meteorológicas continuam favoráveis para a formação de novas áreas de instabilidade sobre Santa Catarina. Ainda há risco de chuvas moderadas a fortes em todas as regiões catarinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário