VISUALIZAÇÕES

domingo, 15 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA

O encontro no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reuniu várias lideranças políticas e empresariais de Juiz de Fora e região com o objetivo de unir esforços conjuntos e suprapartidários para a criação de uma agenda que irá nortear ações para o desenvolvimento da Zona da Mata.
Os números levantados por uma equipe multidisciplinar, com texto final dos professores Eduardo Gonçalves e Jackson Fernandes Moreira Júnior, apresentado pelo diretor da Faculdade de Economia da UFJF, Lourival Batista de Oliveira, mostraram a performance negativa da região nas últimas décadas. Um dos exemplos apresentados foi o PIB real no período de 1999 a 2008, quando ele teve uma variação de apenas 32%, enquanto o Noroeste mineiro ficou em 62,4%.
O reitor da UFJF, Henrique Duque, defendeu o papel da Universidade que funcionará como uma ferramenta por chegar às bases sociais. É hora de a Zona da Mata reassumir sua vocação na busca de crescimento do país. “Não nos falta liderança, basta redirecionar nosso olhar”, afirmou.
Participaram também da audiência os deputados federais Marcus Pestana (PSDB), Júlio Delgado (PSB), Reginaldo Lopes e Gabriel Guimarães (PT), Renzo Braz (PTB), além de prefeitos e entidades empresariais de Juiz de Fora e região, como Marcílio Vieira Pacheco, presidente da Associação dos Municípios Micro Região Vale do Paraibuna (Ampar), o presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, Luiz Geraldo Soranço, da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), os prefeitos da cidades polos de Ubá, Vadinho Baião, de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, e de Leopoldina, Bené Guedes.
DEPUTADO FEDERAL JÚLIO DELGADO
Até o próximo encontro, dia 20 de junho, também em Juiz de Fora, as lideranças vão propor mudanças e novas medidas que deverão ser encaminhadas para o diretor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira. 

DEPUTADO ESTADUAL BRUNO SIQUEIRA
Ele ficará responsável pela confecção da Agenda Regional de Desenvolvimento com as modificações sugeridas, que será apresentada nesta reunião, quando serão definidos os responsáveis pelo andamento político de cada demanda priorizada. 
EMPRESÁRIO LUIZ GERALDO SORANÇO
Após a efetivação desta Agenda, haverão outras reuniões semestrais de acompanhamento, a serem realizadas em cidades polos da Zona da Mata.
DEPUTADO FEDERAL MARCUS PESTANA
Pestana informou que outras autoridades já foram convidadas para este encontro. São eles: os secretários do Governo de Minas, Renata Vilhena (Planejamento e gestão); Dorothea Werneck (Desenvolvimento econômico); e Danilo de Castro (de Governo); além dos ministros do Planejamento, Miriam Belchior; e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário