VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moradora do Alemão que perdeu casa três vezes ganha apartamento


Moradores de áreas de risco do complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, receberam nesta segunda-feira (16), 192 apartamentos construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  Cada unidade habitacional tem de 42m² a 46m². Medidas modestas, que representam segurança para pessoas como dona Rosa Fagundes, de 63 anos. A catadora de latinhas já perdeu a casa três vezes.
- A primeira casa eu perdi quando tinha 14 anos. Foi quando a minha família morreu. Depois que eu construí a minha família, caiu um poste em cima da segunda. Só não aconteceu nada porque eu estava na igreja com os meus filhos. Depois, a minha patroa me deu um dinheiro, eu comprei uma casa aqui no Alemão, mas casa caiu. Agora, eu ganhei uma casa e tenho certeza que ela não vai cair.
Dona Josefa, moradora do Alemão há 31 anos, também comemorou muito a novidade. Emocionada, ela contou como era o antigo imóvel em que vivia com a família.
- Antes era um cômodo, só. Quatro pessoas moravam comigo. Agora são dois quartos, sala, cozinha e banheiro: o meu castelo.
A alegria pelo novo teto contrasta com o medo de uma invasão. Por isso, dona Josefa se prepara para ocupar sua nova casa já nesta terça-feira (17).
- Quanto mais rápido se mudar, é melhor, porque tem invasão. Eu já vou vir dormir aqui amanhã. Nem que seja só um edredom no chão e uma esteira, eu vou vir para cá para dormir.
O receio é de que ocorra o mesmo que em Manguinhos, também na zona norte. No local, ao menos 12 moradores foram expulsos por traficantes, que tomaram os apartamentos dos seus verdadeiros donos. Nesta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral informou que a polícia vai investigar os casos.
No complexo do Alemão, o condomínio inaugurado tem dez blocos com quatro andares, somando 16 unidades em cada prédio. O local conta com parquinho e estacionamento. Além disso, todos os apartamentos têm varandas. O conjunto habitacional fica a apenas alguns metros da clínica da família e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), da estrada do Itararé. Os outros 32 apartamentos ficam nas proximidades e não estão dentro do condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário