VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Avalanche de terra destrói sete casas e soterra 15 pessoas na divisa do Rio com Minas Gerais


Cerca de 20 casas estão em situação de risco em Jamapará, distrito de Sapucaia. Três óbitos foram confirmados

Aline Furtado
Repórter
9/1/2012
Foto do deslizamento
Pelo menos 15 pessoas estão soterradas e sete casas desmoronaram em Jamapará, distrito de Sapucaia, localizado na divisa dos estados do Rio de Janeiro com Minas Gerais, próximo à cidade de Além Paraíba, também atingida. Três óbitos foram confirmados. A avalanche de terra desceu por volta das 4h desta segunda-feira, 9 de janeiro, na rua Balbina Teixeira de Assis.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sapucaia, Marco Antônio Teixeira Francisco, a topografia do local facilita deslizamentos de terra. As casas foram construídas em uma encosta, entre a estrada e o rio. "A chuva é ininterrupta desde as 16h do último domingo [dia 8]. O morro não desceu por completo. Isso faz com que fiquemos em alerta. Cerca de 20 casas estão em situação de risco e aproximadamente 30 moradores foram orientados a sair."
De acordo com o coordenador, moradores que tentaram se proteger em veículos acabaram sendo levados em meio à lama. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal estão empenhados nos trabalhos em Jamapará. O distrito tem 150 pessoas desalojadas.
"Por volta de meia noite, alguns moradores verificaram rachaduras em seus imóveis. Algumas horas depois, o morro desceu, levando tudo o que havia pela frente, ruas, carros e casas. O cenário é de caos. Muita lama, trânsito completamente parado, falta de energia e de telefonia fixa", destaca o motorista Fábio Henrique Kneip Soares, que mora a cerca de 20 metros do local atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário