VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MINHA MÃE MUDOU A SENHA DO PLANO DE CHAMADA



Juiz de Fora-MG, ano de 1984, 17º Batalhão Logístico, eu, 3º Sargento servindo na então Cia de Mat Bel, residia no bairro de Barbosa Lage, zona norte da cidade.
Logo acima do 17º B Log, fica o Hospital Geral de Juiz de Fora e lá estava internado, infelizmente em estado terminal, um bravo ex-combatente, residente em Leopoldina-MG e tio de minha esposa.
Numa noite tranqüila, por volta das 22:00h, soa o telefone na residência do Sr José Grossi, meu pai, funcionário civil do então Ministério do Exército, lotado no Depósito de Subsistência da 4ª RM, foi Dona Maria, minha mãe quem atendeu à chamada...
“Alô boa noite!”
“Boa noite” respondeu a voz forte do Oficial de Dia do 17º B Log.
“Gostaria de falar com o Sgt Worney.”
Eu e meu pai residíamos na mesma rua, do mesmo bairro, distante uns 500 metros uma casa da outra.
“Olha ele não está aqui”, respondeu dona Maria.
“Na verdade ele mora perto, mas não mora aqui.”
“Por favor, minha senhora é muito importante o que tenho para ele.”
“O senhor pode deixar um recado que eu mando informar a ele.”
“Pois bem, a senhora por favor diga a ele que – O TIO BELO MORREU.”
Essa era naquela ocasião a senha para o plano de chamada do Batalhão e ao recebê-la, deveria o mais rápido possível, me apresentar ao Comandante da Cia, como ainda é de praxe em todas as OM da Força, no entanto, minha mãe entendeu que – O TIO DELA MORREU e seguiu-se o seguinte diálogo ao telefone:
“Que pena, ele era uma pessoa tão boa.”
“Quando vão liberar o corpo para o velório?”
“Não minha senhora, é só para dar o recado.”
“Pois é, mas ele estava sofrendo muito não é meu filho?”
“Não senhora, não tem nada a ver com doença, é uma operação do quartel.”
“Mas ele ainda foi operado?”
“Bem senhora, somente dê o recado ao Sgt por favor."
“Muito obrigado e boa noite.”
Minha mãe após desligar o telefone pensou – Bem o homem já morreu mesmo, está muito tarde, ele não poderá fazer nada, amanhã me levantarei bem cedo e darei a triste notícia.
Às cinco horas da manhã, correria geral e lá fomos nós para o HGuJF e encontramos nosso tio bem vivo.
Cheguei ao Batalhão, o único atrasado e faltante ao plano de chamada, o qual evoluiu para uma ordem de marcha.
Em meio a muitos risos e chacotas minha justificativa foi aceita e seguiu-se a seguinte ordem do Comandante: providencie a mudança da SENHA DO PLANO DE CHAMADA.

Worney José Gomes de Oliveira
Cap QAO MB R/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário