VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Internet gratuita começa a funcionar no Complexo do Alemão em pré-operação


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER)  - O sinal de internet gratuita e sem fio, do programa Rio Estado Digital, começou a ser ligado nessa terça-feira (31/1), na região do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão. Durante todo o dia, as antenas instaladas em diversos pontos da comunidade vão receber o sinal gradativamente.

Nos próximos dias, o programa passará por ajustes de intensidade e retransmissão e, neste período, poderão ocorrer interrupções no acesso à rede. Técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) vão permanecer na região durante todo o período, realizando os trabalhos necessários para o perfeito funcionamento da internet.

A implantação do Rio Estado Digital no Complexo do Alemão será feita em etapas, em cinco áreas da região. A primeira, no Morro do Adeus, beneficiará cerca de 80 mil moradores e funcionará no perímetro que compreende as ruas Tangara, João Fontoura, Aquiri, Engenheiro Manuel Segurado e Estrada do Itararé. Para acessar a internet, basta o morador se conectar à rede “Alemão – Vila Cruzeiro Digital”, que estará disponível como uma rede sem fio. Não é necessário digitar senha para entrar na internet.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a participação da comunidade neste momento de ajustes do sinal de internet é importante para o perfeito funcionamento da rede.

"Durante todo o processo de instalação, teremos equipes com quatro monitores que irão detectar, junto com os moradores da comunidade, os possíveis problemas. Quando o programa estiver totalmente implantado, serão beneficiados mais de 300 mil habitantes, o que deve acontecer até o meio do ano. Em cada uma das cinco áreas, instalaremos 39 antenas para a recepção do sinal de banda larga", disse o secretário.

Segundo Alexandre Cardoso, todo o processo de implantação foi debatido com as lideranças comunitárias do Complexo do Alemão.

"Eles serão os nossos grandes parceiros no programa. Como as antenas serão instaladas nas lajes das casas, pedimos às lideranças para orientar as crianças a não soltarem pipas nas proximidades para evitar o risco da linha prender nas antenas. As sedes das associações servirão de base para os monitores atenderem aos moradores que tiverem problemas de acesso, o que é muito comum nesta etapa de implantação", disse.

Áreas do Alemão Digital

Assim que a primeira fase do programa estiver em funcionamento, outras áreas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro serão atendidas pelo projeto. Dentro da programação, a área 2 abrangerá as ruas Roberto Silva, Dr. Miguel Vieira Ferreira, Euclides Farias, Major Rego, Antônio Rego - entre a Travessa Leonardo e a Estrada Itararé.

Delimitações do projeto:

Área 1- Tangará; João Fontoura, Aquiri, Engenheiro Manuel Segurado e Estrada do Itararé.

Área- 610.314 m²
Habitantes: 79.569.


Área 2: Roberto Silveira; Dr. Miguel Vieira Ferreira, Euclides Farias, Major Rego, Antônio Rego entre a Travessa Leonardo e Estrada Itararé.

Área: 751.628 m²
População: 96.564.


Área 3: Estrada do Itararé, Rua Joaquim de Queiroz e perímetro entre as ruas Jovan Costa e Joaquim de Queiroz.

Área: 468.824 m²
População: 59.911


Área 4: Entre as ruas Jovan Costa e Joaquim de Queiroz, Avenida Itaoca e Rua Austregésilo e Rua Queiroz.

Área: 511.544 m²
População: 73.014


Área 5: Entre as ruas José Lucas, Ministro Moreira de Abreu, Virgílio Várzea, Praça São Lucas, Rua Sd. Do Vasco.

Área: 355.322 m²
População: 69.397.


Total:

Área: 2.697.632 m²
População: 378.455


Nenhum comentário:

Postar um comentário