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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

BR - 040


A Concer, empresa que administra a BR-040 entre a capital fluminense e Juiz de Fora, anunciou, na última semana, o início das obras de duplicação da pista na altura da serra de Petrópolis (RJ). A possibilidade é que, já no próximo mês, comecem as intervenções para construir um túnel, de cinco quilômetros, orçado em R$ 280 milhões, que encurtaria a viagem entre as duas cidades em até 15 minutos. Ao mesmo tempo, deputados estaduais do Rio de Janeiro e Minas Gerais questionam a possibilidade de se ampliar o prazo de concessão da empresa, que terminaria em 2021, para mais 20 anos. De acordo com representantes da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Concer condiciona a conclusão dos trabalhos à ampliação do contrato. Os parlamentares questionam esta hipótese, pois, de acordo com o documento assinado na década de 1990 entre a empresa e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), as intervenções deveriam ter acontecido entre 2001 e 2006.
A intenção da Concer é substituir o traçado original na altura da serra. A pista de descida seria ampliada para comportar, também, a via de subida. Ao todo, são 20 quilômetros de obras, orçadas em aproximadamente R$ 800 milhões, de acordo com a própria empresa. A primeira etapa, prevista para janeiro, teria início com as escavações para a construção do túnel (ver arte), na altura da Cidade Imperial, entre o Bairro Bingen e o mirante de Belvedere, na serra. Para este início, a Concer já teria disponíveis recursos próprios.
A outra frente de obras, ainda sem prazo para ser iniciado, conforme a assessoria da administradora, incluiria melhoramento de raio de curvas, suavização de rampas, além de novos acessos, vias laterais, passagens inferiores e um conjunto de pontes e viadutos. Ainda segundo a assessoria, quando o contrato foi assinado, estes investimentos já estavam previstos como atribuição da concessionária, mas os custos gerais, na época, estavam em R$ 280 milhões, ou seja, "bem abaixo do volume de investimentos necessários". A alternativa de aumentar a concessão seria uma maneira, ainda de acordo com a assessoria, de diluir os gastos para que não haja aumento da tarifa.

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