VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ATENDE - DISTRIBUIDORA



HORÁRIO EM 2012

4ª A 6ª FEIRA: 17H ÁS 21H

DOMINGOS E FERIADOS:
9H ÁS 14H

2ª E 3ª FEIRA NÃO ABRE

CARTA MINEIRA.


Prezado amigo TEÓFILO OTONI. 
Nesta VIÇOSA manhã de primavera,  de onde se contempla um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, e, ainda,  neste ambiente FORMOSO de nossa terra, quando se pode contemplar também, pela madrugada, a ESTRELA DALVA, escrevo-lhe para colocá-lo a par dos últimos acontecimentos.

No âmbito familiar, a nossa prima LEOPOLDINA, ESPERA FELIZ dar a LUZ a seu primeiro filho que, se for homem, se chamará ASTOLFO DUTRA e JANUÁRIA, se mulher. Para cuidar do rebento, ela contará com abnegação da sua governanta MOEMA. Mas, enquanto ela aguarda seu bebê, lava roupa tranqüilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL, perto da CAPELA NOVA, onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA, para pescar LAMBARI e PIAU e soltar PAPAGAIOS.

A prima NATÉRCIA comprou uma casa na rua ANTONIO DIAS, perto da casa do ANTÔNIO CARLOS. Você já sabia? Orou a Jesus de NAZARENO em agradecimento, ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO no alto do MONTE SIÃO, que fica lá para as bandas da GALILEIA, às margens do MAR DE ESPANHA.

Lembra-se daquelas pedras da tia MARIA DA CRUZ que você queria comprar? Ela resolveu vendê-las, menos a PEDRA AZUL, porque ela diz ser a mais bonita e valiosa.

Quanto aos aspectos sociais e religiosos, temos novidades.
Na próxima semana, o CÔNEGO MARINHO, da diocese de VOLTA GRANDE, vai fazer a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINOSe você quiser aparecer será um grande prazer.

A nossa prima VIRGINIA é quem será a responsável pelo evento.  Vai ter missa celebrada pelo reverendo local, CÔNEGO JOÃO PIO, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO. De manhã, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças. Depois haverá um show com o Agnaldo TIMOTEO e também com asTRÊS MARIAS. Em seguida, a Banda Musical SANTA BÁRBARA, sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO, executará o GUARANI, de Carlos Gomes. Depois o Barão de COROMANDEL fará a saudação ao aniversariante. A festa era  para ser no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas. As primas SERICITA AZURITA vão fazer a comida. Como prato principal teremos PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa PATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e, ainda,  licor de PEQUI.

À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube, ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI ao saxofone e NEPOMUCENO ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.

Mudando de assunto, na fazenda, fizemos algumas reformas.
CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamos CANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal. Estou também reformando a CAPELINHA de SENHORA DE OLIVEIRA, para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Na festa estarão presentes o CORONEL MURTA, PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, o CORONEL FABRICIANO, CAPITÃO ENÉAS, BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA, e várias outras personalidades. Dizem que até o TIRADENTES pretende comparecer. Mas ele ficou meio aborrecido, porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Só não poderá comparecer o VISCONDE DO RIO BRANCO porque ele está em CAMPANHA política. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada, para reverter em benefício dos desabrigados da chuva, mas apenas uma MOEDA de PRATA.

Vou lhe dar outra grande notícia.
Perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGAum empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETOESMERALDAS TOPAZIO, portanto será uma NOVA ERA e uma BOA ESPERANÇA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro, usando uma faca de TRÊS PONTAS, porque ele havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBIM, de menor tamanho, mas muito valiosa.

Na área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, tem um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas dágua da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.

Falarei agora da nossa justiça.
Chegou um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA, para ocupar o lugar de BIAS FORTES, que terminou o seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Ele foi DESCOBERTO ainda novo, tanto que sequer usava sapatos, usava ALPERCATAS, quando estava na companhia do CORONEL PACHECO, na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO.
Ele se tornou um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.

Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém  ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.

Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA, e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO, onde ainda tem mais SETE LAGOAS.
Avisam que estarão viajando para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT.
Também lhe mandam um grande abraço  o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.

Agora, vou lhe contar as fofocas.
FRANCISCO SÁ teve um desentendimento com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois fazendeiros com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU, porque dizem que ali tem muita MALACACHETA.
A coisa andou quente. Um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO. Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária, e, ainda, promoveu uma NOVA UNIÃO dos dois.

Os índios AIMORÉS tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS, armados de ARCOS e flechas, por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ, mas, felizmente, foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando um massacre  sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.

E tem mais.
ELOI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que, imediatamente queria a separação e iria mudar-se para DIAMANTINA. Mas a dona MERCÊS, que é muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA, e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS, que é um homem de mãos de FERROS, para ouvir o seu conselho. Ele achou que seria uma missão muito ESPINOSA, mas, ainda assim, aceitou o desafio. Sendo ele também um homem ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa, na presença do PADRE PARAÍSO, e assim foi feito e tudo teve um BONFIM.

Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SÃO JOÃO NEPOMUCENO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família, para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.UM PASSA TEMPO onde NASCEU  DORPN.

Terminando, receba um forte abraço do seu primo, MATIAS BARBOSA, de ITAJUBÁ.

Lei do silêncio


Já está valendo na cidade a lei que proíbe sons automotivos, produzidos por equipamentos instalados em veículos que estejam circulando, parados ou estacionados em vias públicas entre 22h e 7h. A norma, de autoria do vereador José Sóter Figueirôa (PMDB) e sancionada pelo Executivo, ainda limita o barulho dos carros a, no máximo, 70 decibéis durante o dia, seguindo a determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A legislação é, na verdade, uma emenda ao Código de Posturas do município e, segundo o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), foi elogiada pela secretária de Atividades Urbanas, Sueli Reis. Por meio da assessoria, a titular da pasta informou que a fiscalização já estava sendo feita desde a sanção da lei, que ocorreu no dia 22, e que o que muda, a partir de agora, é a intensificação da vigilância no período diurno. Ainda de acordo com a assessoria, na última quarta-feira já houve apreensão de veículo com som acima do permitido. A princípio, o proprietário foi apenas notificado sobre a infração, mas em caso de reincidência, a multa é de R$ 1 mil por desrespeito grave ao Código de Posturas.
No texto original da legislação urbana, em vigor desde agosto de 2006, já estão "expressamente proibidos os ruídos que causem desconforto acústico, permanente ou intermitente, produzidos por aparelhos ou instrumentos de qualquer natureza nas vias públicas ou para elas dirigidos, salvo quando autorizados por legislação pertinente", discriminando os barulhos provocados por estampido de morteiros, bombas, foguetes, rojões, fogos de artifício e similares, e também por animais que incomodem a vizinhança. Sons automotivos em volume elevado são considerados infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A poluição sonora também é considerada como contravenção penal e, mais recentemente, como crime ambiental, podendo ser punido com multas ou até com a apreensão do veículo.
Apesar disso, Figueirôa fez questão de destacá-la no Código de Posturas do município justamente para intensificar a fiscalização, uma fez que a vigilância passa a ser uma tarefa também dos fiscais de postura, e não apenas da Polícia Militar. De acordo com a justificativa do peemedebista, "a perturbação do sossego alheio tem sido uma verdadeira tormenta". "Em praticamente todos os bairros, inclusive na área central, os proprietários de veículos dotados de equipamentos de sons especiais têm por hábito circular pelas madrugadas com o som ligado a todo volume, pouco se importando se os ruídos provocados afetam ou não o sossego das pessoas que se encontram em repouso em seus lares. Fatos que, embora denunciados cotidianamente pela mídia, passam despercebidos pelas autoridades competentes, que não tomam providências para fazer cessar tais incômodos."

RIO DE JANEIRO - 2012 pede passagem


A trilha sonora deste Ano Novo na Praia de Copacabana, que traz a sustentabilidade como tema, fica sob a responsabilidade de Beth Carvalho, Latino, O Rappa, bateria da Beija-Flor e o DJ francês David Guetta. São eles que garantem a festa, que começa a partir das 18h, para quem quer curtir com animação os últimos momentos de 2011 na maior vitrine do Réveillon carioca: o Palco Sol, em frente ao Copacabana Palace.

“Eu, como boa carioca que sou, adoro passar o Réveillon no Rio. É a terceira vez que vou cantar na Virada. Neste show, vou misturar algumas músicas do meu novo disco, ‘Nosso Samba Tá Na Rua’, com sucessos da carreira, como ‘Vou Festejar’, ‘Andança’ e ‘Coisinha do Pai’, além de fazer uma homenagem à Mangueira”, antecipa Beth Carvalho, que se apresenta às 20h.


Perto dali, no Palco Água, em frente à rua Santa Clara, quem comanda o show é Moraes Moreira, Blitz, Baia, bloco Sargento Pimenta e as baterias da Unidos da Tijuca e Mangueira.

“Sou baiano, mas atualmente moro no Rio e também me sinto muito carioca. Cheguei nacidade em 1969, com os Novos Baianos, e foi aqui que a banda se projetou”, recorda Moraes Moreira, estreante no Réveillon de Copacabana. “Estou muito emocionado, porque será minha primeira vez. Meu show vai ter muito samba, mas também muito frevo. Preparei uma homenagem a Luiz Gonzaga, já que ano que vem será celebrado seu centenário”. 

A proposta de preservação do meio ambiente deste Ano Novo fez a cabeça especialmente do carioquíssimo Evandro Mesquita, fundador da Blitz, frequentador assíduo das praias e simpatizante dos esportes e da vida saudável. “Já estive várias vezes no Réveillon de Copacabana, mas desta vez, com a preocupação ecológica, é ainda mais relevante. E que cada um limpe a sua sujeira”, decreta.

Outros dois palcos serão montados na orla, em frente à rua Xavier da Silveira e no Leme, onde se apresentarão diversos DJs. A festa também acontece em outros pontos da cidade, sendo a grande novidade deste ano a queima de fogos na Rocinha. Sandra de Sá agita o Piscinão de Ramos e também tem festança com muita música na Praia do Flamengo, Praia de Sepetiba, Ilha do Governador, Penha, Barra da Tijuca, Complexo do Alemão, Praia de Guaratiba e em Paquetá. É escolher o seu roteiro e começar o ano dançando.

Show

PALCO SOL 
Em frente ao Copacabana Palace. DJ João Brasil (18h), Beth Carvalho (20h), O Rappa (22h), Latino (0h15), David Guetta (1h40) e bateria da Beija-Flor (3h). Apresentador: Otaviano Costa. 

PALCO ÁGUA 
Em frente à rua Santa Clara. Baia (19h), Sargento Pimenta (20h30), Moraes Moreira (22h15), Blitz (00h15), bateria da Unidos da Tijuca (2h), bateria da Mangueira (2h30). Apresentador: Fiorella Mattheis.

LEME 
Em frente à rua Rodolfo Dantas. Banda na Lata (18h), DJ Tati da Vila (19h), DJ Marcelinho da Lua (21h), B Negão (0h15), Da Lua Live (0h40), DJ Tati da Vila (2h). Apresentador: Marcelo Salsicha.

PRAIA DO FLAMENGO 
Calçadão Carioca (20h), Galocantô (21h40), Michael Sullivan (23h) e baterias da São Clemente (0h30) e Vila Isabel (1h30).

BARRA DA TIJUCA
Em frente à Praça do Ó. Luis Carlinhos (19h), Farofa Carioca (20h30), Biquíni Cavadão (22h15), Bangalafumenga (0h10), Mumuzinho (1h45) e bateria do Salgueiro (2h55). Apresentador: Eri Johnson.

COMPLEXO DO ALEMÃO
Show do grupo Balacobaco. Rua Pedro Avelino s/n, Complexo do Alemão. No alto do Morro do Adeus. A partir das 20h.

ILHA DO GOVERNADOR
Na Praia da Bica. Coisa Seria (20h), Orquestra Real Dance com Bruno Maia, Fabiano Moneró e Dicró (21h), Buchecha (23h), Sensação (0h15), bateria da União da Ilha do Governador (1h30).

PAQUETÁ
Na Praia da Moreninha. Bateria da Império da Tijuca (20h), Roda de Samba com Quintal do Pagodinho, Arte de Ser e Lucio Mariano (21h), Banda do Terreirão com Dhema (22h), Swing e Simpatia (0h15) e bateria da Porto da Pedra (1h30). 

SEPETIBA
Na Praia do Recôncavo. Razão Brasileira (20h), Banda Copa 7 com Elson Forrogode (21h20), Gustavo Lins (22h40), Nem Te Conto (0h15) e bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel (1h30).

PISCINÃO DE RAMOS
MC Koringa (20h), DJ Detona (20h30), Os Ousados (21h), Jaula das Gostosudas (21h30), MC K9 (22h), MC Anita (22h30), MC Bruninha (23h), baterias da Portela e Grande Rio (0h10) e Sandra de Sá (2h). Apresentador: Carol Macedo.

PENHA
Na Praça Santa Emiliana. V-Trix (20h), Nosso Clima (21h30), Batuk D’Gueto (23h), Pique Novo (0h20) e bateria da Imperatriz Leopoldinense (2h). 

PEDRA DE GUARATIBA 
Na Praia da Brisa. Orquestra Tupy (20h), Samba Legal (21h20), Louca Paixão (22h40), Balacobaco (0h10) e bateria da Renascer de Jacarepaguá (1h40).

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TRIBUNA DE MINAS - 29.12.11


Minas já soma 42 cidades em situação de emergência por causa da chuva


Minas Gerais já tem 42 cidades em estado de emergência por causa da chuva. A última cidade a integrar a lista foi Contagem, na Grande BH, depois da chuva que atingiu o município com granizo e ventos que passaram de 70 KM/h. De acordo com a Prefeitura de Contagem o decreto passa a valer nesta quinta-feira (29), e deve ser publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Município. O cenário no bairro Nacional - o mais atingido pelo temporal em Contagem -  era de completa destruição, dezenas de árvores caíram, algumas delas atingiram casas, carros e postes de energia elétrica.

Pelo menos seis pessoas ficaram levemente feridas, uma casa desabou e outra caiu parcialmente. O vento forte causou o destelhamento de vários imóveis e o telhado de uma empresa de colchões caiu, ainda no bairro Nacional. Segundo a Transcon, várias ruas do bairro precisaram ser interditadas e, algumas delas, nem chegaram a ser sinalizadas já que as árvores caídas nas vias já indicam a interdição. A Transcon ainda não tem a relação de ruas que ficaram com o tráfego impedido no bairro. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, os municípios de Lima Duarte, na Zona da Mata, João Pinheiro, na região Noroeste, Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Passabém, na região Central do Estado, decretaram estado de emergência nesta quinta-feira, 29. Segundo a Defesa Civil, a chuva vem causando estragos nos quatro municípios desde o dia 20 de dezembro. O estado de emergência permite que as prefeituras das cidades façam obras emergenciais sem a abertura de edital de licitação, o que aumenta a rapidez dos trabalhos.

Em Lima Duarte, o temporal do último dia 26 destruiu pontes e estradas. Já em João Pinheiro, a enchente do dia último dia 20 provocou inundações em vários pontos e danificou calçadas e ruas. Destruição de pontes também em Juatuba e Passabém. Nestas duas cidades, o vento forte destelhou casas, derrubou pontes e estradas.

Até esta quinta-feira a Defesa Civil Estadual contabiliza que 9.320 mineiros ficaram desalojados, 391 desabrigados, 32 feridos e dois morreram em decorrência da chuva. Já em relação aos danos materiais, 2.416 casas foram danificadas, 82 destruídas, 34 pontes danificadas e 45 destruídas. Ao todo, 2.109.991 de pessoas foram afetadas em todo o Estado.

Atualizada às 18h50.

MOVIMENTO DAS DONAS DE CASA


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Piriá, descanse em paz

Com tristeza que recebemos a notícia da passagem do Piriá, dono de um dos melhores botecos que Juiz de Fora já teve. 


Só nos resta guardar as boas lembranças e desejar conforto a família. Tomemos um gole em homenagem ao querido Piriá.


http://botecosjf.blogspot.com/2011/12/piria-descanse-em-paz.html?spref=fb

COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA


4ª REGIÃO MILITAR - Processo Seletivo 2011 - ( Reabertura de Vagas )


AVISOS DE SELEÇÃO
Em virtude do não preenchimento de vagas no Aviso de Seleção anteriormente disponibilizado, e em razão de novas necessidades surgidas após processo de movimentação de militares de carreira e temporários, a 4ª Região Militar divulga um novo Aviso de Seleção para prestação do serviço militar temporário para o ano de 2012 nas áreas seguintes:

MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR


PM REINAUGURA POSTO NO LINHARES

Uma solenidade com direito a banda de música, homenagens e presença de autoridades ligadas ao município e à segurança pública marcou, nesta quarta-feira (28), a reinauguração do posto policial da Polícia Militar no Bairro Linhares, Zona Leste. 

Ao lado da Escola Estadual Dilermando Costa Cruz, na Rua Diva Garcia, o espaço público foi reformado e recebeu dois computadores para o registro de ocorrências. De acordo com o comandante da 70ª Companhia da PM, capitão Marcelo Monteiro de Castro, as melhorias eram um anseio da própria comunidade, que viabilizou os trabalhos junto a empresários, com apoio da Prefeitura. "O posto vai funcionar durante 24 horas e temos oito policiais fixos que atuarão na prevenção, inclusive no patrulhamento com viaturas", explicou o capitão. 

Também presente no evento, o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Mário César da Silva, participou do descerramento da placa, marco da reinauguração. A iniciativa, que visa a valorizar o ambiente de trabalho e melhorar o relacionamento com os moradores do entorno, aumentando a sensação de segurança, faz parte do projeto de revitalizar todas as bases e postos do 2º Batalhão. 

A obra na sede que abriga a 70ª Cia, no Bairro Bairu, já está em andamento.

Morre macaca Chita, a famosa companheira de Tarzan


A popular macaca Chita, que protagonizou nas décadas de 1930 e 1940 ao menos 12 filmes do herói Tarzan, morreu aos 81 anos em consequência de problemas renais no refúgio de animais The Suncoast Primate Sanctuary de Palm Harbor, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Chita constava desde 2001 no livro Guiness dos Recordes como o macaco mais velho do mundo.
De acordo com o site da fundação, o chimpanzé morreu no dia 24 de dezembro. Um espaço no portal da entidade foi criado para que fãs possam deixar homenagens.
O famoso animal companheiro de Tarzan, interpretado por Johnny Weissmuller, nasceu originalmente na Libéria e se chamava Jiggs. No cinema, foi rebatizado como Cheetah e, por conta da grafia, no mundo latino ficou conhecido como Chita. O nome criou confusão e fez com que o público acreditasse que se tratava de uma macaca, quando na verdade Chita era um macho.
Apesar do estrelato, o macaco teve cerca de uma dezena de chimpanzés dublês nas filmagens ao longo dos anos. Uma curiosidade é que o personagem não existe nos livros de Edgar Rice Burroughs, autor das aventuras originais de Tarzan.

2012 ESTÁ QUASE CHEGANDO!


BR - 040


A Concer, empresa que administra a BR-040 entre a capital fluminense e Juiz de Fora, anunciou, na última semana, o início das obras de duplicação da pista na altura da serra de Petrópolis (RJ). A possibilidade é que, já no próximo mês, comecem as intervenções para construir um túnel, de cinco quilômetros, orçado em R$ 280 milhões, que encurtaria a viagem entre as duas cidades em até 15 minutos. Ao mesmo tempo, deputados estaduais do Rio de Janeiro e Minas Gerais questionam a possibilidade de se ampliar o prazo de concessão da empresa, que terminaria em 2021, para mais 20 anos. De acordo com representantes da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Concer condiciona a conclusão dos trabalhos à ampliação do contrato. Os parlamentares questionam esta hipótese, pois, de acordo com o documento assinado na década de 1990 entre a empresa e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), as intervenções deveriam ter acontecido entre 2001 e 2006.
A intenção da Concer é substituir o traçado original na altura da serra. A pista de descida seria ampliada para comportar, também, a via de subida. Ao todo, são 20 quilômetros de obras, orçadas em aproximadamente R$ 800 milhões, de acordo com a própria empresa. A primeira etapa, prevista para janeiro, teria início com as escavações para a construção do túnel (ver arte), na altura da Cidade Imperial, entre o Bairro Bingen e o mirante de Belvedere, na serra. Para este início, a Concer já teria disponíveis recursos próprios.
A outra frente de obras, ainda sem prazo para ser iniciado, conforme a assessoria da administradora, incluiria melhoramento de raio de curvas, suavização de rampas, além de novos acessos, vias laterais, passagens inferiores e um conjunto de pontes e viadutos. Ainda segundo a assessoria, quando o contrato foi assinado, estes investimentos já estavam previstos como atribuição da concessionária, mas os custos gerais, na época, estavam em R$ 280 milhões, ou seja, "bem abaixo do volume de investimentos necessários". A alternativa de aumentar a concessão seria uma maneira, ainda de acordo com a assessoria, de diluir os gastos para que não haja aumento da tarifa.

UTILIDADE PÚBLICA


Nota do Exército sobre suposto acidente com helicóptero na Amazônia


Sáb, 24 de Dezembro de 2011 17:13 | Escrito por Agostinho Alves 


Desaparece helicóptero que decolou de Manaus para Boca do Acre


Sete pessoas - seis delas militares - estão desaparecidas desde às 15h de ontem. Por volta das 14h30, elas saíram de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, com destino a Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) e, meia hora depois, oficiais do Comando Militar da Amazônia (CMA) perderam o contato com o piloto Bruno Campelo, segundo informações de uma fonte do CMA que preferiu ter a identidade preservada.

Além dele, estavam na aeronave o 3º sargento Rodrigo Lacerda, 26, o 2º tenente Alan Ribeiro, 32, o cabo Eudes Pascoal, 27 e os soldados Loy Martins, 23, Eduardo Borges (cuja idade não foi revelada) e Bruno Muniz, 19.

Por volta das 22h de ontem, uma um grupo composto por cinco militares se deslocou de helicóptero do 4º Batalhão de Aviação para o município localizado ao Sul do Estado na tentativa de localizar a aeronave. Se confirmada a queda do helicóptero, eles acionaram o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para iniciarem as buscas.

Fonte: Acritica.com

27 de dezembro de 2011, em Divulgação , Nota oficial , por Galante

Caro(a) senhor(a), bom dia,

Sou o Tenente Coronel Rubens, Oficial de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia. Com muita preocupação, li a matéria acima, relatando um suposto acidente com helicóptero do 4º Batalhão de Aviação do Exército, Manaus – AM, Afirmo que se trata de uma informação inverídica. Esclareço que notícias sobre acidentes aéreos ganham repercução nacional e internacional, já que são objeto de investigação por parte de órgãos federais, da Força Aérea Brasileira e do próprio Exército.

Cabe ressaltar as questões jurídicas afetas, particularmente por envolver nomes de militares, mesmo que fictícios, tais como os reportados. Solicito, pois, que, em nome da verdade dos fatos e da seriedade com que tratamos esse meio de comunicação, que esta matéria seja retirada. De qualquer forma, deixo a sugestão de que deem uma especial atenção ás suas fontes para que fatos lamentáveis como este não venham a se repetir. Por fim, indico a Seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia como contato legítimo para essas e outras questões envolvendo tropas do CMA.

(92) 91165653 e (92) 36591150/1151/1152.

Atenciosamente.

Colégio Militar de Juiz de Fora – Solenidade de Passagem de Comando


Juiz de Fora (MG)
No dia 21 de dezembro, o Colégio Militar de Juiz de Fora realizou sua solenidade de Passagem de Comando. 

A cerimônia teve como primeiro ato a inauguração do retrato na galeria dos antigos comandantes, presidida pelo Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial, General de Brigada Luis Antonio Silva dos Santos, e contou com a presença de autoridades civis e militares, amigos e convidados.
www.exercito.gov.br

VACINA ACABA EM JUIZ DE FORA


As vacinas contra meningite nas clínicas particulares de Juiz de Fora estão esgotadas. Nos quatro estabelecimentos especializados com os quais a Tribuna conseguiu contato, ainda não há previsão de recebimento de novo estoque das doses. No SUS, a imunização faz parte do calendário básico de vacinação da criança e deve ser aplicada aos 3 e aos 5 meses com reforço entre 12 e 15 meses. A grande procura pela proteção se deve ao fato de Cabo Frio (RJ), um dos destinos preferidos dos juiz-foranos no período de férias, ter registrado um número elevado de casos da variação meningocócica para esta época do ano.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), dez casos deste tipo foram registrados em Cabo Frio desde o início de 2011, com quatro mortes, concentradas nos bairros Jacaré (3) e Gamboa (1). Em Juiz de Fora, houve notificação de seis ocorrências desta variedade este ano, mas nenhum paciente morreu. Na semana passada, a busca pela dose nos estabelecimentos privados estava até 20 vezes maior do que o normal.
De acordo com o infectologista do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF), Rodrigo Daniel de Souza, não é possível considerar as ocorrências de Cabo Frio como um surto. "O que mais chama atenção é o fato de a maioria dos casos ter sido contabilizada desde outubro, já que a doença é mais comum no inverno. Outra coisa que chama atenção é o número de mortes e sua concentração em apenas dois locais." Segundo o especialista, não há risco de Juiz de Fora ser impactada pelo quadro cabo-friense. "O risco da doença existe, mas independe da situação em Cabo Frio. 
O contágio da meningite se dá pelo contato íntimo, direto e prolongado com as gotículas do portador da bactéria, a que normalmente o turista não está exposto." Ele explica que tais gotículas não se proliferam pelo ar, por isso a transmissão só ocorre com o compartilhamento de talheres, copos, pelo beijo ou contato acidental com a saliva, como pode acontecer com a tosse. Ainda conforme o médico, o principal transmissor é o "portador são". "É a pessoa que contraiu a bactéria, mas não desenvolveu a doença, mas a transmite para outras pessoas. Por isso, quando alguém adoece, provavelmente pegou a bactéria de um familiar ou pessoa próxima, e é preciso medicá-los para conter a proliferação bacteriana."
Prevenção
Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-RJ, não há necessidade de vacinação para os turistas que pretendem ir para Cabo Frio. Para se prevenir contra a doença, a recomendação é manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações e locais fechados; além de manter a higiene pessoal e do local onde estiver. Já o pediatra Antônio Aguiar acredita que a melhor forma de garantir a proteção, sobretudo para os grupos de risco (crianças com menos de 1 ano e pessoas com imunodeficiência), é tomando a vacina. "Nesta época de temporada, o número de pessoas na cidade aumenta quase dez vezes em relação ao normal. A chance de estar em aglomerações é muito maior, assim como o risco de contágio", pondera. O efeito da vacina atinge o pico de imunização no período entre sete a dez dias após a aplicação.
A meningite pode ser viral ou bacteriana, sendo a meningocócica uma das variedades da última. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são vômitos, dores de cabeça e no corpo, além de febre alta. "Mas o indício principal é a rigidez na nuca, que faz com que o paciente tenha dificuldade de encostar o queixo no peito", destaca Rodrigo Daniel. Pessoas que apresentem este quadro devem procurar um médico imediatamente.