quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exército (SiCaPEx)

Em 30 de setembro, a Assessoria de Planejamento e Gestão do DGP (APG/DGP) encerrou o Programa de Atualização de Dados (PAD), conduzido por aproximadamente dois anos com o objetivo de implantar a Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP), na qual constarão os dados do pessoal vinculado ao Exército (ativa, inativos, pensionistas, ex-combatentes e anistiados) e seus dependentes. Essa BDCP, além de trazer um significativo avanço para a gestão do pessoal, principalmente no que tange ao controle dos efetivos, será a base para o novo Sistema de Pagamento de Pessoal do Exército e outros diferentes sistemas corporativos.

Concomitantemente ao PAD e à BDCP, o DGP desenvolveu o Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exército (SiCaPEx). Este Sistema passou a ser utilizado pelas Organizações Militares (OM), inclusive as SIP/OPIP, e pelos órgãos fora da Força, como porta de entrada na BDCP para os novos integrantes da Instituição, a partir de 1º de outubro. 

O Sistema permitirá também o cadastramento de diferentes registros funcionais; entre eles, os relativos à concessão de medalhas, aos cursos e estágios militares dentro do Exército, à proficiência linguística, ao TAF e ao TAT, ações que passarão a ser realizadas pela própria OM ou pelo estabelecimento de ensino e centro de instrução responsável pela condução do cadastramento. Essa nova sistemática visa descentralizar e desburocratizar processos antes centralizados no DGP.

O SiCaPEx possibilitará a institucionalização da auditoria dos dados cadastrais do pessoal pelos diferentes níveis da estrutura organizacional do Exército, bem como, pela própria pessoa vinculada, conforme estipulado nas IG 30-33 (Instruções-Gerais para o Cadastramento e Auditoria dos Dados do Pessoal Vinculado ao Exército) e nas IR 30-87 (Instruções Reguladoras para Cadastramento e Auditoria dos Dados Individuais e Registros Funcionais do Pessoal Vinculado ao Exército).

A funcionalidade gerencial do SiCaPEx permitirá ao Comando do Exército e aos demais comandos enquadrantes da Força o acesso a Relatórios Gerenciais dos efetivos em diferentes formatos, aumentando o controle do pessoal e o apoio à decisão nos diversos escalões.

Todas essas medidas trarão benefícios e segurança aos processos de gestão do pessoal, na geração de direitos individuais, nos processos seletivos, nas movimentações, nas promoções, na valorização do mérito e, inclusive, na geração de direitos remuneratórios.

Consulte as informações básicas do SiCaPEx na página eletrônica do DGP.

FONTE: www.exercito.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário