quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEFESA DO CONSUMIDOR: Loja na rua Halfeld nega-se a efetuar troca de aparelho de DVD com defeito


Uma filial das Lojas Americanas do Calçadão da rua Halfeldnegou-se a efetuar a troca de um aparelho de DVD automotivo. O fato foi registrado na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 19h30. De acordo com a dona de casa, Daiana Aparecida Almeida, na última quarta-feira (18), ela efetuou a compra do equipamento, no valor de R$ 300, mas quando ela chegou em casa, o aparelho não estava funcionando. “Quando eu vi que ele estava com defeito, guardei o equipamento para efetuar a troca”, afirma.
Segundo Daiana, nesta quinta-feira (19), quando ela foi realizar o procedimento, ela teve uma surpresa. “Eu estou desde 12h tentando trocar o meu produto e cancelar a compra no cartão de crédito, mas a funcionária da loja negou-se a efetuar o procedimento”, diz indignada. Ainda segundo a dona de casa, o estabelecimento a orientou levar o equipamento na assistência técnica.
Inconformada com a situação, a dona de casa acionou a Polícia Militar (PM), que registrou a reclamação. A equipe do JF Hoje procurou o gerente da loja, que preferiu não se manifestar. No entanto, a PM informou que uma funcionária da loja disse que o estabelecimento não efetua trocas de aparelho DVD, TV de LCD e aparelhos de informática.  Confira as dicas do Guia de Defesa do Consumidor, orientando o que fazer nesta situação.
UM PRODUTO VEM COM “DEFEITO” DE FABRICAÇÃO
Se o produto estiver com defeito, a loja tem 30 dias para resolver o problema. Procure uma assistência técnica. Se nesse prazo o “defeito” não for consertado você poderá escolher entre:
• trocar o produto, ou
• receber o dinheiro de volta, ou
• ter um desconto no preço.

Essas mesmas escolhas o consumidor poderá fazer sem esperar os 30 dias para o conserto, caso se trate de produto essencial ou se, mesmo consertado, o produto tiver seu valor diminuido.

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