terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Atendimento VIP às mães do Alemão


Rio - Ao sentir fortes contrações, Cíntia de Lima da Silva, 24 anos, sabia que, se dependesse de ônibus ou mesmo táxi, teria um parto arriscado no caminho para a maternidade. Mas a moradora da Rocinha tinha ambulância de prontidão e, em menos de 15 minutos, ocupou um leito reservado no Hospital Miguel Couto, no Leblon.
Cíntia foi uma das primeiras atendidas desde o pré-natal pelo programa municipal Cegonha Carioca, que levará o mesmo serviço de transporte às futuras mamães do Complexo do Alemão ainda neste trimestre. Grávidas de Madureira, Irajá, Pavuna e Acari também serão incluídas até o fim de março.
“Tive dilatação total bem na hora do rush, no início da noite. Ainda bem que não precisei me preocupar”, conta a mãe de Alana, que nasceu saudável, quinta de madrugada. Um dia antes, foi a vez de Bruna Graziela Avelino dar à luz Maria Luisa, na mesma unidade e com as mesmas facilidades. “Tive uma gravidez tranquila, sem medo de perambular à procura de uma maternidade”, conta.
Pelo Cegonha Carioca, toda gestante que faz o pré-natal em maternidade municipal pode escolher a maternidade e garantir vaga para o parto, além de receber um kit enxoval para o bebê. Mas, por enquanto, a central telefônica 24 horas, inclusive fins de semana e feriados, e ambulâncias exclusivas para o transporte das gestantes só estão disponíveis para moradoras da Rocinha e de Santa Cruz. Os serviços serão expandidos gradualmente para o restante da cidade até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário