Com o objetivo de coibir assassinatos e diminuir crimes nas zonas Norte, Sul e Cidade Alta, o 27º Batalhão da Polícia Militar lançou esta semana um projeto pioneiro na região: a patrulha de prevenção a homicídios.
De acordo com o assessor de comunicação da corporação, capitão Paulo Alex Moreira, a viatura utilizada na modalidade não é caracterizada e é composta por uma equipe liderada por um tenente.
Em atuação desde o final de semana, com início pela Zona Norte, o grupo faz visitas preventivas nos endereços de suspeitos e vítimas de crimes como assassinato, tentativa de homicídio, lesão corporal, ameaça e disparo de arma de fogo.
A equipe também atua em pontos estratégicos, como áreas de conflitos entre jovens, a fim de evitar as ocorrências. Além disso, é feito levantamento detalhado sobre datas, locais, horários e dias da semana em que ocorrem os delitos, e da identificação dos envolvidos, motivação presumida dos casos e modos de ação.
"Cruzamos os dados de cerca de dois anos porque as vítimas de um crime podem vir a ser autores de ocorrências futuras", exemplificou Paulo Alex. "Fazemos abordagens e intensificamos o patrulhamento com foco na prevenção. Queremos mostrar para esse propenso infrator que a polícia já está de olho nele."
Nenhum comentário:
Postar um comentário