O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo.
Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.Itamar estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na sexta-feira (1º), boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.
Biografia
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.
Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.
FONTE:http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/07/morre-o-senador-e-ex-presidente-da-republica-itamar-franco.html
Itamar era 2º Tenente R/2 da arma de Artilharia, cursou o NPOR no 4º GAC, que será o responsável pela salva fúnebre.
A família R/2 perde seu representante mais ilustre.
Itamar era 2º Tenente R/2 da arma de Artilharia, cursou o NPOR no 4º GAC, que será o responsável pela salva fúnebre.
A família R/2 perde seu representante mais ilustre.
O corpo de Itamar será velado em Juiz de Fora, neste domingo a partir das 9h, na Câmara Municipal, na segunda segue para Belo Horizonte para velório no Palácio da Liberdade, a tarde será cremado na cidade mineira de Contagem. Suas cinzas serão depositadas no túmulo de sua mãe, dona Itália Franco, um dos últimos desejos do ex-presidente. A presidente Dilma ofereceu o Palácio do Planalto, mas a família disse que as homenagens ao ex-presidente seria apenas em Minas Gerais.
Perde o Brasil um dos homens mais honrados de sua história, perde Minas Gerais um excelente político, perde Juiz de Fora seu filho mais ilustre, perdemos todos nós um grande amigo. Que Deus o receba a seu lado para olhar por todos nós.
Nossos sentimentos à família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário