segunda-feira, 18 de julho de 2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES - BASQUETE

Na estreia, a frieza da Lituânia falou mais alto. Menos de 24 horas depois, o Brasil deu a resposta e arrancou a primeira vitória no torneio de basquete dos Jogos Mundiais Militares. 

No fim da tarde de segunda-feira, o adversário era a Itália, uma das candidatas ao título. A equipe treinada por Alberto Bial não se intimidou, apertou a defesa no primeiro tempo e foi para o intervalo carregando um certo conforto na bagagem. 

Ainda deu um susto na torcida com um apagão no terceiro quarto, mas se recuperou a tempo de vencer por 73 a 64 na Arena da Barra, no Rio de Janeiro.

Na terça-feira, às 15h30m, o Brasil volta à quadra para enfrentar o Cazaquistão. 

Também pelo grupo B, a Lituânia abre o dia contra o Uzbequistão, às 9h, e a Itália pega o Catar às 17h40m. No grupo A estão Coreia do Sul (atual campeã mundial militar), Chipre, Canadá, Estados Unidos, Grécia e Trinidad e Tobago. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final. 

Caso o Brasil chegue às semis, terá o reforço de Arthur e Nezinho, que estão treinando em São Paulo com a seleção principal que vai ao Pré-Olímpico de Mar del Plata .A exemplo da estreia, o cestinha do Brasil foi Felipe Ribeiro, ala do Paulistano, com 15 pontos, seguido pelos 12 de Fred, armador do Flamengo, e os 11 de Estevam, pivô do Uberlândia. 

O maior pontuador italiano foi Roberto Prandin, com 22. 

Bial fez uma mudança na armação em relação à partida contra a Lituânia. Fred deixou o quinteto titular e abriu vaga para Luiz Felipe Lemes. Ao contrário da estreia, quando abriu o jogo perdendo por 10 a 4, o Brasil entrou concentrado desde o início na segunda partida. Quase sempre procurando os pivôs, o time de Alberto Bial fez 10 a 3 nos italianos e respirou tranquilo no primeiro período. 

Os visitantes ainda conseguiram encostar no placar, mas a seleção da casa soube se manter à frente nos dois primeiros quartos. E foi para o intervalo vencendo por 37 a 24, graças a uma boa defesa e sob o comando de Felipe, que àquela altura tinha nove pontos. No início do terceiro período, a defesa por zona italiana ameaçou complicar a vida do Brasil, com dobras na marcação. 
A diferença caiu, aos poucos a equipe da casa foi se impondo, e a vantagem logo voltou para a casa dos dez pontos. Na parte final do quarto, contudo, a Itália voltou forte e contou com um apagão verde-amarelo. 
A equipe brasileira não se encontrava em quadra e viu a diferença evaporar. Com uma bola de três a menos de um minuto do fim, o placar ficou empatado: 51 a 51.

Com um minuto de jogo no último período, um problema no cronômetro parou o jogo por cinco minutos. E a Itália não conseguiu manter o embalo do quarto anterior. O Brasil aproveitou para calibrar a pontaria. Com cestas de três seguidas de Fred, Luiz Felipe e Audrei, a diferença voltou a ficar confortável. Foi o bastante para segurar a pressão italiana até o fim e garantir a primeira vitória na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário