sábado, 19 de março de 2011

Avião militar é abatido em Benghazi após confrontos com rebeldes


Um avião de combate das Forças Armadas do governo da Líbia foi abatido neste sábado (19) pelos rebeldes líbios sobre a cidade de Benghazi, segundo informações das agências de notícias internacionais. Diversas explosões e trocas de tiros foram ouvidas durante este sábado na região.Forças leais ao ditador líbio Muammar Kadhafi bombardearam intensamente diversas regiões de Benghazi, o principal reduto oposicionista, de acordo com a TV AL Jazeera. Segundo um porta-voz do governo, as forças militares da Líbia não estão envolvidas em nenhuma ação militar no local.
Cessar-fogo
O governo da Líbia decidiu suspender todas as operações militares no país, um dia depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a criação de uma zona de exclusão aérea no país.O anúncio foi feito pelo ministro de Relações Exteriores, Mussa Kussa. Segundo ele, o objetivo é proteger civis."Decidimos por um cessar-fogo imediato e pela paralisação imediata de todas as operações militares", disse.

Cessar-fogo foi desobedecido, diz ONU
A enviada dos EUA à ONU, Susan Rice, disse nesta sexta-feira (18) que o governo da Líbia está violando o cessar-fogo imposto pelas Nações Unidas ao país na véspera. Em entrevista à CNN, a diplomata afirmou que o ditador Muammar Kadhafi, que enfrenta há mais de um mês uma forte rebelião contra seu governo, vai encarar consequências, inclusive ações militares, se ignorar o apelo internacional pelo cessar-fogo.Pouco antes, o vice-chanceler líbio, Khaled Kaim, disse que a presença de forças leais a Kadhafi próximo a Benghazi não viola a trégua. Ele negou relatos de que os bombardeios a posições rebeldes teriam continuado apesar da trégua e afirmou que o governo não tem planos de atacar a fortaleza dos rebeldes, no leste do país.
"Consideramos a presença do Exército importante para a segurança dos cidadãos", disse. "Isso não viola o cessar-fogo. As forças armadas estão fora de Benghazi e não têm intenção de entrar na cidade."
A TV Al Jazeera relatou à noite que tropas leais ao ditador estavam avançando rapidamente rumo a Benghazi, combatendo rebeldes a cerca de 50 km da cidade. A France Presse relatou que já há disparos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário