terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PARABÉNS ROBSON COSTA CAMPOS

NOSSOS PARABÉNS AO AMIGO ROBINHO PELA SUA APROVAÇÃO NO CONCURSO DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 

ACOMPANHAMOS DE PERTO SEU ESFORÇO E SUA LUTA PELO OBJETIVO QUE TANTO ALMEJAVA QUE SEMPRE FOI A CARREIRA MILITAR.

ROBINHO, CONTINUE SEMPRE CONTANDO COM NOSSA SINCERA AMIZADE, SUCESSOS NA NOVA MISSÃO QUE A VIDA LHE ENCAMINHA, QUE DEUS TE ABENÇOE.

MONTANHA!

Cerca de 170 motoristas são multados em operação contra som alto nos veículos


Cerca de 170 autuações contra som alto em automóveis foram realizadas no mês de janeiro em Juiz de Fora. De acordo com dados da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) a operação especial para combater o problema começou no dia 6 deste mês. Só no último final de semana, nos dias 27, 28 e 29, foram 16 proprietários de carros multados em pontos estratégicos do Centro e em alguns bairros da cidade.
O som automotivo, acima dos 70 decibéis, é proibido pela Lei Municipal 12.445/2011, das 22h às 7h. 
O infrator está sujeito à multa de R$ 520,25. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (32) 3690-7507, em horário comercial, de segunda a sexta-feira; e pelo celular (32) 8802-5044, nos finais de semana.

POLÍCIA MILITAR - CAMPANHA


Campanha de prevenção de contaminação por doenças infecto contagiosas e doenças sexualmente transmissíveis.

Com o objetivo de promover a conscientização quanto à importância das medidas preventivas de preservação da saúde, o Comando da 4ª Região da Polícia Militar desencadeou no dia 31/01/12, através da Gerência Regional de Saúde, a abertura da Campanha de Prevenção de Contaminação por Doenças Infecto Contagiosas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Considerando a proximidade do Carnaval, quando há uma necessidade de maior atuação da Polícia Militar no policiamento preventivo e repressivo junto a população e exposição a contaminação por materiais biológicos, torna-se necessário o maior esclarecimento da tropa quanto a medidas de prevenção a exposição a estes fatores de riscos de adoecimento por Doenças Infecto Contagiosas.

Foram realizadas palestras no auditório no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ministradas pelas enfermeiras: Ana Cláudia Esteves Pereira e Patrícia Moura da Silva Guércio com a participação de 250 policiais militares das unidades da guarnição de Juiz de Fora.

Na ocasião foram distribuídos folders informativos, equipamentos de proteção individual e preservativos, como uma ação de Atenção Primária à Saúde do Núcleo de Atenção Integral a Saúde da 4ª RPM (NAIS da 4ª RPM).

Juiz de Fora, 31 de Janeiro de 2012


                 Assessoria de comunicação organizacional da 4ª rpm

Internauta flagra veículo da PM estacionado em vaga para deficiente.



O internauta Sílvio Marinho flagrou, na tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, um veículo da Corregedoria da Polícia Militar (PM) estacionado em uma vaga reservada para pessoas com deficiência, localizada na entrada de uma agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Rio Branco. Ao lado da vaga reservada, havia outra, de estacionamento regulamentado, livre.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileito (CTB), a infração é considerada leve por estar em desacordo com as condições regulamentares especificadas na sinalização, podendo acarretar perda de três pontos na carteira e aplicação de multa no valor de R$ 53,20. Além disso, a infração é passível de medida administrativa, com a remoção do veículo. 
De acordo com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a permissão só seria dada caso o veículo estivesse atendendo a um chamado de emergência, estando com o giroflex acionado.

POLÍCIA FEDERAL PROCURA EMPRESÁRIO DE JUIZ DE FORA


Um empresário juiz-forano de 44 anos está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) suspeito de tráfico internacional de drogas e contrabando de cigarros importados do Paraguai, além de envolvimento com o jogo de caça-níquel. Nesta terça-feira (31), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em duas residências dele, localizadas nos bairros Vitorino Braga, Zona Sudeste, e Bosque dos Pinheiros, na Zona Sudeste. 
Na manobra, foram localizados três mil maços de cigarros de duas marcas diferentes e apreendidos três pássaros da fauna silvestre. Entretanto, o suspeito não foi encontrado, sendo considerado como foragido.
De acordo com o delegado da PF que comandou a operação, Cláudio Dornelas, caso não se entregue voluntariamente, ele terá sua prisão solicitada à Justiça. A ação é consequência da prisão de outro empresário de Juiz de Fora, 57 anos, detido no Paraná, em dezembro do ano passado, suspeito de tráfico internacional de drogas. O veículo em que ele viajava escondia, dentro do tanque de combustível, 29 invólucros embalados com crack, com peso total de 15,6 kg, vindos do Paraguai. O entorpecente estaria sendo trazido para o município onde seria distribuído.
A PF vai investigar a ligação entre os dois empresários, uma vez que trabalha com a hipótese de os dois integrarem uma mesma quadrilha. O esquema foi descoberto durante a operação "Brasiguai", desencadeada pela PF nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde havia a atuação do grupo em Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Colônia de Férias realizada pela Força de Pacificação


A Força de Pacificação desenvolve a cada período de recesso escolar, a colônia de férias para os moradores dos Complexos da Penha e Alemão.


Museu Mariano Procópio – Inscrições para o primeiro Clube Ecológico de 2012 podem ser feitas até a próxima quinta-feira

As inscrições para a primeira edição de 2012 do Clube Ecológico, da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 2 de fevereiro. O projeto é direcionado a crianças de 6 a 12 anos de idade. Para participar, o responsável pela criança deve comparecer na sede administrativa do Mapro (Rua D. Pedro II, 350, Bairro Mariano Procópio), levando um retrato 3x4 da criança, certidão de nascimento ou documento de identidade e comprovante de residência. As inscrições podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h. As atividades vão ser promovidas no sábado, 04, de 14h às 16h30. 

Segundo a bióloga do Museu Mariano Procópio responsável pelas atividades, Maria das Graças Sarmento Duarte, o objetivo deste primeiro encontro é fazer uma introdução ao projeto, que é promovido mensalmente. “ Na primeira edição, vamos explicar o Clube Ecológico e porque ele existe, além de esclarecer questões relacionadas ao projeto, já que muitos dos participantes são novatos”. Ela ressalta que, além de divertir, os encontros do Clube são planejados para chamar a atenção das crianças e torná-las agentes de preservação ambiental em casa, na escola e nos demais lugares que frequentam.

Para mostrar às crianças que não há idade para se ter atitudes de defesa e proteção do meio ambiente, no primeiro Clube Ecológico de 2012 será exibido um vídeo com a história de Severn Suzuki. Esta canadense, aos 12 anos, deixou uma mensagem que emocionou o mundo na Eco 92 - um encontro que aconteceu no Rio de Janeiro, onde representantes de quase todos os países se reuniram para decidir medidas para conseguir diminuir a degradação ambiental e preservar a existência de outras gerações. 

Também no encontro, os participantes terão acesso à Carta da Terra para Crianças, que tem como objetivo a divulgação, com linguagem acessível, do documento oficial da Eco 92 e a Carta da Terra.

O projeto Clube Ecológico surgiu em 1989. Suas edições mensais têm o objetivo de despertar nas crianças o interesse pelo meio ambiente, conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, fazer intercâmbio de informações através de estudos e discussões, além de proporcionar a elas o contato com a natureza, diversão e novas amizades. 

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Mapro, pelo telefone 3690-8341.
MUSEU MARIANO PROCÓPIO



Garantida dissolução de associações de praças do Exército que funcionavam como sindicato


Data da publicação: 31/01/2012

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a dissolução da Associação de Praças do Exército Brasileiro (Abep) no Ceará e da Associação Nacional de Praças das Forças Armadas do Estado do Ceará (Anprafa). O caso foi acompanhado pela Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5).

Os advogados da União demonstraram que os militares não podem criar entidades de classe com as mesmas características de sindicado, conforme determina o artigo 142, parágrafo 3º, inciso V, da Constituição Federal (CF).

Ao analisarem os objetivos sociais traçados pelas associações, eles concluíram que elas foram constituídas a partir de um modelo sindical. "A defesa dos interesses gerais das praças do Exército brasileiros e de seus associados e a criação de comissões de estudo que forneçam subsídios de propostas a instituições, autoridades em geral e ao Exército, de projetos e políticas de interesses dos associados é típica atividade sindical", destacaram.

A PRU5 observou que na ficha de inscrição da associação consta a informação de que existe um Departamento Jurídico à disposição dos associados. 

O Juízo de primeira instância acatou os argumentos dos advogados da União e determinou a dissolução das associações, como havia pedido a procuradoria. A Anprafa recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF5), que manteve a sentença. 

"De todo o exposto, conclui-se que a apelante desenvolve atividades destinadas a contestar a hierarquia e a disciplina militar, funcionando claramente como organização sindical. Na realidade, embora constituída formalmente como associação, a Apeb é na realidade uma entidade de caráter permanente, que assume o papel de sindicato em todos os seus aspectos", disse a decisão do TRF5. 

A PRU5 é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU. 

Ref.: Apelação Cível nº: 526690-CE - TRF da 5ª Região

Patrícia Gripp


ULTRAMARATONA BR 135


NA PRÓXIMA 4ª FEIRA, 01 DE FEVEREIRO, NO PROGRAMA MESA DE DEBATES , DA TVE JUIZ DE FORA, OS ULTRAMARATONISTAS DA EQUIPE 4º GAC SERÃO ENTREVISTADOS SOBRE A VITÓRIA E QUEBRA DE RECORDE NA EDIÇÃO DE 2012.  

O PROGRAMA VAI AO AR A PARTIR DAS 11H, NO CANAL 12 LOCAL.

NÃO PERCAM!

GLÓRIA PEREZ NO COMPLEXO DO ALEMÃO


O Alemão pacificado é cenário da próxima novela. Estivemos lá nessa sexta-feira. Na Força de Facificação assisti o final de uma palestra muito interessante, que o general Rego Barros fazia para uma turma da Universidade de Juiz de Fora. Almoçamos lá, e deixa abrir um parêntesis para a sobremesa que ela merece: um doce de leite divino!
A próxima etapa foi a subida -nada fácil para quem não está treinado- naqueles carros do Exército! e encontrar o René e o pessoal da Voz da Comunidade: Gabriela, Renato, MC Mingau e DJ Batata, que acompanharam a gente e fotografaram tudo -micos inclusive! :-)
Eu estava determinada a não subir no teleférico, porque sou covardissima com altura: tenho pânico! Pois nao é que o coronel Malbatan me convenceu que aquele devia ser o dia da superação? e foi mesmo! 
Passado o primeiro impacto, me entreguei ao “seja o que Deus quiser”! e curti muito! que vista linda do Rio a gente tem dali.
Depois, a Igreja da Penha: subi de trenzinho, mas desci a pé os 360 degraus…! fiquei pensando naquelas promessas que me impressionavam tanto quando cheguei no Rio -as pessoas subindo de joelhos a escadaria da Penha para pagar promessas.
É muito emocionante correr toda a extensão do complexo do Alemão do alto do teleférico. Ali, ao lado do Rene, não pude deixar de pensar que a referência que tínhamos do Alemão era Elias Maluco e similares. Agora, quando pensamos no Alemão, pensamos no Rene e nos jovens talentos que brotam de lá a todo momento.
A Força da Pacificação está garantindo isso! é uma conquista grande demais, que não podemos perder!

Deputado Federal Moacir Micheletto morre em acidente de trânsito no PR


O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) morreu nesta segunda-feira (30) em um acidente de trânsito na PR-239, no Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na altura do quilômetro 588, o carro que o deputado dirigia bateu de frente com uma caminhonete. Ele estava sozinho no veículo e morreu na hora.
As pessoas que estavam na caminhonete tiveram ferimentos nas pernas e foram levadas para um hospital de Toledo. Não há informações sobre a gravidade.
Segundo informou a Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, o primeiro suplente da coligação, que será convocado para assumir a vaga de Micheletto, é Odílio Balbinotti (PMDB-PR).
De acordo com o site oficial,  Micheletto nasceu em Xanxerê (SC), em 1942. Estudou Agronomia na Universidade Passo Fundo (RS). Em 1973 foi morar na cidade de Assis Chateaubriand (PR).
Ele estava no sexto mandato como deputado federal.

"Você sabe de onde eu venho" - Escritor Tabajara Ruas


Acompanhe, em Zero Hora,  todos os sábados, o folhetim “VOCÊ SABE DE ONDE EU VENHO”, narrativa épica sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial escrito por Tabajara Ruas.
www.exercito.gov.br

CComSEx - Passagem de Comando da Força de Pacificação


Rio de Janeiro – No dia 26 de janeiro, em cerimônia presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Adriano Pereira Junior, ocorreu a transmissão do Comando da Força de Pacificação, do General de Brigada Otavio Santana do Rêgo Barros para o General de Brigada Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr Sérgio Cabral Filho, do Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Américo Salvador de Oliveira, do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, de autoridades civis, militares e convidados.
A substituição da tropa ocorreu de forma gradual, mantendo, assim, o mesmo nível de excelência apresentado até o momento. A 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), com tropas dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, prossegue na missão de pacificação, assegurando os direitos dos cidadãos e colaborando para o crescimento local. 11ª Inf L – Arcanjo VI assumiu a área de pacificação em substituição à 4ª Brigada Infantaria Motorizada.
  • Passagem de Comando















www.exercito.gov.br

FUNALFA DIVULGA FINALISTAS DE MARCHINHAS


Mais até do que o samba-enredo, a marchinha é reconhecida como a música de carnaval do Brasil. E se, desde o seu período áureo na década de 1920, expoentes não faltam por aqui, um dos mais lembrados é Mário Lago, homenageado do 2º Concurso do gênero, marcado para o próximo dia 8, no Clube Sírio Libanês. Não à toa, Mario Lago também virou tema da composição ("Para Mário Lago") de Carlos Fernando Cunha, vencedor da primeira edição do concurso, em 2011, e um dos 12 selecionados, divulgados hoje pela Funalfa, para o festival, que abre a temporada de pré-carnavalescos na cidade.
Foram 56 inscrições, seis cidades envolvidas, três jurados (dessa primeira fase) e sete horas de seleção. "Chegou um momento em que todas pareciam merecer estar na final, então tínhamos que optar por detalhes harmônicos", destaca a secretária da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, Fernanda Amaral, membro do júri, ao lado dos compositores Roger Resende e Márcio Gomes. Em parceria com a Cooperativa da Música de Minas Gerais (Comum), o concurso tem como objetivo valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes, chegando, conforme a organização, ao aumento de nove inscrições em relação a ano passado. "Esse aumento pode ser atribuído ao sucesso da competição passada," garante Roger Resende, que, ao lado de Márcio Gomes, assina a direção musical do concurso, cujo prêmio levará o nome do compositor local Synval Silva, lembrado por sua obra ter sido - em grande parte - gravada por ninguém menos que Carmem Miranda.
Entre os inscritos, compositores de Petrópolis, São João Nepomuceno, Santos Dumont, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Rio de Janeiro usaram a maior festa popular do Brasil, o carnaval, como o tema mais recorrente. "Críticas sociais e leituras bem humoradas de assuntos da atualidade também tiveram destaque", arremata Fernanda Amaral. No entanto, Poços de Caldas foi a única "gringa" a entrar na escala, dominada por Juiz de Fora, com a marchinha "Ir pra Mercês", de Theo e Olímpio Brandão. Além de Márcio Gomes, no surdo, a banda que acompanhará os concorrentes terá Roger Resende (violão), Ângelo Goulart (bateria), Fabrício Nogueira (cavaquinho), Lula Ricardo (baixo), Caetano Brasil e Fernando (sopro).
Por ordem de sorteio - realizado em ensaios -, as marchinhas selecionadas, apresentadas ao vivo, passarão pelo crivo de uma comissão julgadora - ainda não definida. O vencedor receberá R$ 1.500, restando ao segundo e terceiro lugares, respectivamente, R$ 1 mil e R$ 800.
No mesmo dia, será lançado o CD que reúne as 13 composições selecionas no edição 2011 da competição. "O CD acaba sendo também um prêmio para os artistas selecionados e funciona como um estímulo à participação no concurso", observa Márcio Gomes, lembrando que "para o compositor, é sempre gratificante ver seu trabalho registrado e divulgado". O disco traz ainda a participação do maestro Luiz Filipe de Lima, do Rio, especialista em direção musical de espetáculos de marchinhas.
Concurso de Marchinhas 2012
Obras selecionadas
"Enquanto não vem a quarta-feira", de Ricardo Barroso
"Viagem no tempo", de Guilherme Barbosa
"A flor esquecida", de Antônio Carlos Gomes
"Rindo à toa", de João Célio
"Ciúme", de Messias da Rocha, Paulo Canário e Ney do Carmo
"Para Mário Lago", de Carlos Fernando Cunha
"Ir pra Mercês", de Theo e Olímpio Brandão
"A trombeta do Salim", de Adriano Brandão de Oliveira e Olímpio Brandão
"Dengosa", de Thiago Miranda
"Saudade", de Edynel e Zezé do Pandeiro
"Megera", de Edynel e Paulo Carioca (em memória)
"Direitos de maturidade", de Carlos Alberto M. Silva

Aposentados tomam rodovia atrás de reajuste


Sem evolução nas negociações com o governo, três mil aposentados invadiram as duas pistas da Via Dutra

A Polícia Rodoviária Federal até que tentou evitar, mas foi impossível conter o ímpeto dos três mil aposentados e pensionistas dispostos a ocupar pelo maior tempo possível as duas pistas da Rodovia Presidente Dutra, no último domingo, na altura do km 91, em Aparecida, após a missa em homenagem ao Dia do Aposentado celebrada no Santuário Nacional de Aparecida. “A sociedade precisa saber que os aposentados não desistiram da luta.

O governo tenta menosprezar a nossa categoria, mas em praticamente todas as famílias têm um aposentado. A nossa voz será ouvida em alto e bom som”, disse Warley Martins, presidente da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas). Foi mesmo com muito barulho e disposição que os aposentados conseguiram parar o trânsito e causar um congestionamento de mais de dois quilômetros em ambos os sentidos por quase uma hora.
 
O alvo principal do protesto foi o reajuste de 6,08%, sem ganho real, para os beneficiários que recebem acima do piso e a falta de negociação com o governo Dilma Rousseff. A indignação dos aposentados foi proporcional à revolta contra o reajuste. Os aposentados esperavam 14% ou, no mínimo, 11,7%. “O aposentado não é bobo. Nós sabemos da força que temos unidos e faremos de tudo para fazer valer o nosso direito. Mais protestos virão”, disse Antônio Alves, presidente da Fapesp (Federação dos Aposentados e Pensionistas de São Paulo).

Escola de Saúde do Exército - Entrevista


Rio de Janeiro (RJ)
Em 19 de janeiro, o Comandante da Escola de Saúde do Exército concedeu uma entrevista no programa “15 minutos”, da Rádio Catedral do Rio de Janeiro (FM-160,7), no qual foram debatidos temas da Escola, como sua criação, missão, forma de ingresso, cursos de formação e de pós-graduação, com vistas a informar ao público civil e militar sobre as atividades do estabelecimento de ensino.

www.exercito.gov.br