VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VACINA CONTRA A HEPATITE B


O Ministério da Saúde ampliou para até 29 anos a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. Em 2011, a idade limite já tinha passado de 19 para 24 anos. A medida, que já está em vigor, permite que mais 44 mil juiz-foranos, de acordo com dados do Censo 2010, do IBGE, sejam imunizados contra a doença. Segundo a Secretaria de Saúde do município, as doses já estão disponíveis em todas as unidades de atenção primária à saúde (Uaps). No ano passado, foram diagnosticados oito casos de hepatite B entre residentes na cidade. Em 2010, foram 29 registros.
Dados do Governo federal apontam que, entre 1999 e 2009, o Brasil acumulou 94.044 infectados pelo vírus causador da infecção no fígado. Conforme critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência de casos de hepatite B no país pode ser considerada baixa. Setenta por cento dos casos da doença não apresentam sintomas. Dos adultos infectados, entre 5% e 10% evoluirão para a hepatite crônica, o que justifica a importância da imunização pelo SUS como forma de eliminar a doença enquanto problema de saúde pública.
A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha e instrumentos para colocação de piercings e tatuagens, por exemplo. O SUS também oferece a vacina para grupos considerados vulneráveis, como gestantes, manicures e pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário