VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ultramaratonistas recebem apoio da UFJF

Correr um percurso de 222,5 Km em 24 horas. Está é a marca que consagrou Vanderson Luiz de Souza como o primeiro campeão Brasileiro de Ultramaratona, no ano passado. Assim como ele, Gerson Sávio da Silveira e Roni Vieria Lima se destacam nessa modalidade do esporte. Os três atletas juiz-foranos foram recebidos na manhã desta terça-feira, dia 17, pelo secretário-geral da UFJF, Basileu Tavares, que anunciou o apoio da Universidade aos competidores.

Na próxima quinta-feira, dia 19, os ultramaratonistas, embarcam para São Paulo, para participarem da prova “BR 135 Ultramaratona de 217km”, na modalidade trio revezamento. Os atletas iniciam a competição em São João da Boa Vista, seguem pelo Caminho da Fé até chegarem à cidade mineira de Paraisópolis, no prazo de 24 horas. Ao longo do percurso, os participantes vão se deparar com montanhas, estradas de terra e outras situações que tornam a prova ainda mais difícil.
Disputada nas modalidades solo, dupla e trio, a competição reúne atletas do mundo inteiro, sendo pré-requisito para outras provas de nível internacional.
Conhecendo os competidores
Vanderson Luiz de Souza é militar do Exército. Há 12 anos, descobriu a paixão pelas corridas ao disputar uma maratona. A carreira do atleta é composta por conquistas. Em 2006, disputou sua primeira ultramaratona, ficando em quarto lugar na competição. Souza também participou de outras competições e atualmente é o primeiro Campeão Brasileiro de Ultramaratona.
Roni Vieria Lima, também militar do Exército, corre há 18 anos. O interesse em disputar provas dessa modalidade surgiu há um ano. Lima é vice-campeão das 12 horas da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e possui duas participações como Pacer (apoio/assistência) na “BR 135”.
Gerson Sávio da Silveira é o mais experiente do trio. O interesse pelas corridas veio ainda na adolescência. Há mais de 30 anos no esporte, já participou de maratonas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Há seis anos passou a se dedicar às ultramaratonas. “Encarar esse tipo de prova requer resistência e disciplina. A gente se prepara o ano inteiro através das competições de rua, que servem de treinamento para ultramaratonas”, comenta.
Ultramaratona
O termo é designado para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42,195 Km (distância oficial de uma maratona). Além da distância, os competidores devem lidar com o tempo que é sempre limitado, podendo ser de 6  horas, 12, 24 ou 48, de acordo com o tipo de prova.

NOTA DO EDITOR:  A EQUIPE JUIZFORANA REPRESENTA O 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA - 4º GAC, QUE ATRAVÉS DE SEU COMANDANTE, TEN CEL AUGUSTO PEREZ, CONSEGUIU OS PATROCINADORES PARA OS COMPETIDORES COM O RODOVIÁRIO CAMILO DOS SANTOS, BIKE LIGHT E UFJF.







Nenhum comentário:

Postar um comentário