VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nova Friburgo e Duque de Caxias estão em alerta máximo


O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) soou o alerta máximo nesta segunda-feira para os municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Nova Friburgo, na Região Serrana, por conta do aumento do nível dos rios nesses municípios.
Foto do leitor @ElingtonCanella
No km 33 da estrada que liga Teresópolis a Friburgo houve um pequeno deslizamento que invadiu uma das pistas | Foto: Leitor @ElingtonCanella
Já os municípios de São João de Meriti, também na Baixada, e Macaé, no Norte Fluminense, estão classificados como estado de alerta (um nível abaixo do alerta máximo), de acordo com o sistema de monitoramento de cheias do Inea.
Petrópolis, Teresópolis e outros quatro municípios da Baixada estão classificados como em estado de atenção (nível abaixo do alerta). O sistema de alerta de cheias é diferente do sistema de classificação de risco adotado pela Defesa Civil e leva em consideração apenas o nível dos rios monitorados pelo Inea.
Desalojados em Friburgo
Pelo menos 150 pessoas estão desalojadas em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, por conta das chuvas que atingem a cidade há mais de 24 horas. O coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil do município, disse nesta segunda-feira que esse é o número de moradores que foram atendidos nos 90 pontos de apoio montados pela prefeitura para receber a população em casos de riscos de enchentes ou deslizamentos.
Ele acredita que o total de atingidos possa ser ainda maior, já que outras pessoas podem ter deixado suas casas e buscado apoio em residências de parentes ou amigos. De acordo com o coronel, a Defesa Civil permanece em estado de alerta. “A chuva aqui é constante e, em alguns pontos, tivemos acumulado um volume superior a 100 milímetros. Isso é preocupante porque hoje Nova Friburgo é um município muito vulnerável. A Defesa Civil está totalmente de prontidão”, afirmou.
O coronel Mori informou que foram acionadas sirenes de alerta para risco de inundações e desabamentos em 14 das 20 comunidades que contam com o serviço. Segundo ele, o bairro de Córrego Dantas é o que mais preocupa as autoridades no momento.
“A situação ali merece maior atenção porque, além do problema das encostas, tem também o risco de enchentes”, explicou. O rio que passa pelo local transbordou na madrugada desta segunda-feira. Ele acrescentou que 24 técnicos, dois caminhões e seis automóveis com tração nas quatro rodas da Defesa Civil estadual foram deslocados para reforçar os trabalhos no município. 
Em janeiro de 2011, a Região Serrana do Rio de Janeiro registrou a maior tragédia climática do País. Uma série de deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram quase 400 desaparecidas. Na époica, as cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal. 
Tempo ruim no Estado
O tempo deve permanecer nublado e chuvoso durante esta segunda-feira em todo o Estado. Para as próximas 24 horas, o Centro de Operações do Rio destaca a permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca pancadas de chuva, e mantém o clima instável. A região que mais choveu na madrugada desta segunda-feira no Rio foi Sepetiba, na Zona Oeste. Houve temporal ainda em Santa Cruz, também na Zona Oeste, e Irajá, na Zona Norte. Na Região Serrana, a Defesa Civil está em estado de alerta. 
Em Friburgo, o córrego Dantas, na região de Vendas das Pedras, que atravessa parte da cidade, chegou a transbordar, mas o nível de água já voltou ao leito. A água não chegou a invadir as casas. Não há registros de desabrigados ou desalojados na cidade. 
O município de Teresópolis está em estado de atenção, de acordo com a Defesa Civil, devido a chuva. Neste domingo, uma árvore caiu e chegou a destruir uma casa. Não houve feridos.  Já em Petrópolis, segundo os bombeiros, não houve registro de ocorrências devido à chuva. 
Uma árvore caiu nesta segunda-feira sobre a rodovia RJ-116, um dos principais acessos à Nova Friburgo, onde o trânsito é feito em meia pista na altura de Cachoeiras de Macacu. Em Duas Pedras, o trânsito também está em meia pista por causa do excesso de lama nas pistas. Nenhum acidente grave foi registrado durante a madrugada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário