VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Há risco de novos deslizamentos em Sapucaia, diz Defesa Civil do RJ


O secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões, afirmou na tarde desta terça-feira (10) que há risco de novos deslizamentos em Jamapará, em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense. "Nosso trabalho é de altíssimo risco. Há possibilidade de novos deslizamentos e rolamentos de pedras aqui", afirmou Simões.
Um deslizamento ocorrido na madrugada de segunda-feira (9) soterrou cerca de oito casas na localidade. Treze corpos já foram retirados dos escombros até a tarde desta terça-feira (10). Simões afirma que os bombeiros ainda trabalham nas buscas de cerca de 9 ou 10 corpos que ainda estariam soterrados.
O secretário estadual de Defesa Civil afirmou ainda que realizou um sobrevoo nesta manhã para verificar a amplitude da área de risco da região e assim alertar a população para sair de casa.
Treze mortos
A prefeitura de Sapucaia confirmou que já chega a 13 o número de mortos no deslizamento ocorrido na madrugada de segunda-feira (9) em Sapucaia - 12 em decorrência do deslizamento de terra que atingiu cerca de oito casas no distrito de Jamapará e uma decorrente de uma casa que desabou no município. 

Arte Sapucaia Grande (Foto: Arte G1)
Cinco vítimas do deslizamento, pai, mãe e filho de uma família, e avô e neta de outra família, foram sepultadas na tarde desta terça-feira (10). No caminho para o cemitério, mais de 200 pessoas se emocionaram ao passar em frente ao local do deslizamento.
Segundo a prefeitura, cinco corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (10). As vítimas são a jovem Livia Gomes, de 22 anos, achada por volta das 8h15; uma mulher de cerca de 42 anos, encontrada às 9h; Glória Nascimento, de 72 anos, localizada às 9h10; dois homens ainda não identificados, sendo que um deles tem uma perna amputada.
Ainda segundo a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalharam até a 1h30 desta terça nas buscas. Os trabalhos das equipes recomeçaram por volta das 7h30 e têm o apoio de cães farejadores. Homens do Exército também estão no local para ajudar as equipes.
Posto médico montado em igreja

A Secretaria estadual de Saúde montou um miniposto de atendimento médico na igreja de Jamapará, perto do local onde ocorreu o mais grave deslizamento de Sapucaia. Além do posto, um Ciep da localidade também está dando suporte aos moradores da região, recebendo os desabrigados.

A lista de cadastrados no Programa Saúde da Família vai complementar as informações de moradores para que seja criada uma lista unificada de desaparecidos.
No Rio de Janeiro, as chuvas deste começo de ano levaram sete municípios das regiões Norte e Noroeste a decretar situação de emergência após as enchentes. Balanço divulgado no domingo (8) pela Secretaria de Estado da Defesa Civil incluía as cidades de Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé.Deslizamento em Sumidouro

Também na segunda, um deslizamento de terra atingiu duas casas em Sumidouro, na Região Serrana do Rio, e acordo com o coronel Aluísio Alves Silva, da Defesa Civil do município, 15 pessoas estavam no local, mas ninguém ficou ferido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário