VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grupo da UFJF visita Complexos do Alemão e da Penha nesta sexta-feira


Teleférico do Complexo do Alemão será um dos locais a serem visitados (Foto: Magda Dias/PR Fonte: Blog do Planalto)
Por ser formadora e difusora de opinião na região, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi convidada a conhecer a atual realidade dos Complexos do Alemão e da Penha nesta sexta-feira, dia 20. A iniciativa partiu da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora (4ª Bda Inf Mtz), que está no comando das operações no local desde novembro. Um grupo de cerca de 30 pessoas, entre membros da Administração Superior, professores, alunos e convidados, vai conhecer as atividades por meio de exposição e apresentação, e fará um tour por alguns pontos, como o teleférico e a Igreja da Penha.
A estudante de Artes e Design Jasmine Giovaninni espera viver uma experiência marcante. Jasmine, que é apaixonada por fotografia, se interessa nas imagens que podem surgir da vida interior da favela, local distante de sua realidade. “Vai ser algo muito interessante confrontar a visão que temos de fora e saber como é a paisagem da perspectiva do morro,” explica.
O trabalho militar de pacificação dos complexos decorreu de uma solicitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao Governo Federal. Desde o final de 2010 acontece um rodízio de diversas brigadas na chefia das tarefas. A 4ª Bda Inf Mtz cederá a supervisão da operação, no fim de janeiro, a um contingente do Rio Grande do Sul. Provavelmente esta deverá ser a última troca, pois será iniciada a efetivação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s).
De acordo com o tenente-coronel Augusto Perez, comandante do 4º Grupo de Artilharia de Campanha, outros grupos como a imprensa de Juiz de Fora e alguns empresários também foram convidados a participarem. “A UFJF foi incluída, porque é importante e bem eficiente como formadora de opinião.”
Segundo informações, a promoção da visita resulta da falta de conhecimento da população juiz-forana e regional a respeito do papel da 4ª Brigada depois da tomada estatal pelo controle da região.
A operação
Cerca de 1800 militares atuam no monitoramento dos Complexos do Alemão e da Penha, sendo que quase metade deste contingente é formada por oficiais ligados à 4ª Brigada de Infantaria Motorizada. Dentre os trabalhos desenvolvidos, está a relação com uma população de 400 mil pessoas, quase equivalente a uma Juiz de Fora, que anteriormente estava sob controle do tráfico de drogas.
“Para nós, é uma honra estar cooperando com este contingente, já que a segurança é fundamental e primordial para eles”, afirma o Cel. Malbatan Leal, oficial de Comunicação Social. Um dos exemplos da relação com a comunidade é a colônia de férias promovida para as crianças. “Esta é uma maneira de integrar as gerações mais jovens, proporcionando atividades culturais e de lazer, e os aproximando de nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário