VISUALIZAÇÕES

sábado, 3 de dezembro de 2011

Apreensão de óxi em Juiz de Fora


A primeira apreensão de óxi da cidade aconteceu ontem durante a Operação Jericó III, realizada pelas polícias Civil e Militar. Comunicado oficial das polícias diz que meio quilo de substância similar ao novo entorpecente, que é bem mais escuro que o crack, pela mistura de solventes à pasta base de cocaína, como óleo diesel, gasolina e querosene, foi encontrado em uma oficina e estacionamento no Bairro de Nossa Senhora de Lourdes, região Sudeste da cidade, por uma equipe 6ª Delegacia da Polícia Civil. Além do óxi, mais de um quilo de pasta base de cocaína e materiais usados no preparo das drogas foram encontrados. O material estava dentro do porta-malas de um veículo Zafira, e um homem foi preso no local.
A apreensão da nova droga, que já se espalhou por outras regiões do país de forma devastadora, deixa as autoridades em alerta. Segundo o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da PM, major Sebastião Justino, a preocupação extrapola a questão de segurança pública. "Essa é a primeira apreensão oficial. A situação preocupa a PM pois ela destrói o usuário muito mais rápido, a dependência é maior e os efeitos mais fortes. É uma questão de saúde pública, não só de segurança."
No total, durante a operação que contou com mais de 530 policiais civis e militares, além do óxi, outros 9,5 quilos de droga, entre crack, maconha, cocaína, pasta base de cocaína e LSD foram apreendidos. Dezenove pessoas foram presas e três adolescentes aprendidos, todos conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil. Também foram recolhidos cinco armas de fogo, R$ 21 mil reais em dinheiro e R$ 23 mil em cheques, além de cinco balanças, um veículo, cinco notebooks, 45 aparelhos de celulares, quatro câmeras digitais, três máquinas caça-níqueis, dezenas de mídias piratas, 16 pássaros silvestres e um jabuti. Nove pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de droga, posse ilegal de armas e outros.
Outra equipe da Polícia Civil encontrou no Bairro Santa Rita, região Leste, cerca de cinco quilos de maconha. Já na Zona Sul, no Bairro Cascatinha a Polícia Militar apreendeu 40 comprimidos de LSD com um jovem de 23 anos, que distribuiria o entorpecente entre outros jovens de classe média e média alta. Ele foi autuado por tráfico.
Repressão
Segundo o comandante da 4ª Região da PM, coronel Ronaldo Nazareth, além de recolher armas e drogas, a operação Jericó III teve exatamente o objetivo de prender criminosos, já que os roubos tendem a aumentar no final do ano em decorrência do maior fluxo de dinheiro. "Fizemos uma repressão qualificada para retirar de circulação pessoas que colocam em risco a sociedade e que poderiam cometer delitos, principalmente contra o patrimônio. Também fizemos buscas em locais que precisavam de intervenções."
Para o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Eduardo da Silva, a manobra foi satisfatória, assim como nas primeiras duas operações realizadas anteriormente em Ubá e Muriaé, também sob sua competência. "O resultado foi positivo. Obtivemos sucesso nas três cidades." Para apoiar o efetivo de Juiz de Fora, foram convocados policiais dos dois municípios citados e de Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário