VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INFELIZMENTE - Hospital confirma morte de cadete da AMAN

Dicler de Mello e Souza
Resende


O gerente médico do Hospital Samer, Henrique Miller Balieiro, confirmou que o coração do cadete Renan Mendonça Borges Gama, de 23 anos, parou de bater às 12h05 desta quinta-feira. O militar estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Samer, em Resende, desde o dia 24 de setembro, depois de passar mal em um exercício de campo realizado pela Aman.


O paciente apresentava diagnóstico de rabdmiólise e insuficiência renal aguda e teve morte cerebral na última terça-feira (4).. O médico informou ainda que familiares do catete que vieram de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, manifestaram o desejo de doar os órgãos do militar. 


Henrique Balieiro explicou que não foi possível fazer a doação por causa da própria doença e pelo vários medicamentos que foram aplicados no organismo do paciente. Os remédiose comprometeram os seus órgãos, que ficaram impossibilitados de serem transplantados numa outra pessoa.


Nem mesmo as córneas puderam ser doadas. Em nota, o Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) lamentou informar a ocorrência do falecimento do Cadete Renan Mendonça Borges da Gama, do 3° ano do Curso de Artilharia, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital SAMER, em Resende.


O Comandante da Aman, Júlio César Arruda, disse que instaurou Inquérito Policial Militar para a apuração dos fatos ocorridos com o cadete. Ele informou que a Aman continua prestando todo o apoio necessário, com orientação religiosa, psicológica e médica, aos familiares do cadete.


O militar já tinha dito que não houve negligência. O cadete, ao se queixar que estava passando mal, foi atendido por uma médica que acompanhava 400 cadetes no treinamento e não houve omissão de socorro.


Um conhecido do cadete tinha denunciado a jornalistas que Renan não teria recebido atendimento quando se queixou aos seus superiores.


Segundo a  Aman, o cadete Gama passou mal no dia 24 de setembro de 2011, após retornar de um exercício no terreno e foi prontamente socorrido para o Hospital Escolar da Aman. Realizados exames preliminares, a equipe médica decidiu transferi-lo de imediato para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Samer de Resende.


No último sábado, dia 1º de outubro, ele sofreu uma hemorragia cerebral. O cadete Gama chegou a queixar-se de dores nas costas durante o exercício, quando recebeu atendimento médico e medicação. Ele se alimentou, descansou e após sua melhora, retornou às atividades.


O exercício que foi realizado pelo cadete Gama teve também a participação de mais de 400 cadetes do 3º ano em dois turnos, com duração de cinco dias cada turno, sem nenhum outro caso grave. O Comando da Aman afirmou que está consternado com ocorrido.




Leia a nota emitida pelo Hospital Samer:


Seguindo aspectos médicos legais informamos que o paciente Renan Mendonça Borges Gama deu entrada para internação no Centro de Terapia Intensiva deste nosocômio as quinze horas e trinta e cinco minutos do dia 24 de setembro de 2011.




O paciente deu entrada com diagnóstico de rabdmiólise e insuficiência renal aguda, sendo necessária terapia renal substutiva (hemodiálise).


Durante sua evolução apresentou insuficiência respiratória aguda, insuficiência hepática, insuficiência gastrointestinal, sepse, choque séptico refratário a tratamento sendo necessárias doses altas de aminas vasoativas por período prolongado para manutenção de níveis pressóricos, hemorragia cerebral e coma profundo.


No dia 04 de outubro de 2011 depois seguir protocolo padrão para diagnóstico de morte encefálica com dois exames clínicos com médicos diferentes, sendo um especialista em neurologia e acrescido de exame complementar foi constatado morte encefálica.
Paciente segue no Centro de Terapia Intensiva respirando com ajuda de aparelhos. 

Dr. Henrique Miller Balieiro
Gerente Médico do Hospital SAMER
CRM 5273451-9


Nenhum comentário:

Postar um comentário