VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 4 de outubro de 2011

04 DE OUTUBRO - ANIVERSÁRIO DE TARCÍSIO DELGADO


Tarcísio Delgado nasceu em Juiz de Fora, no distrito de Torreões, em 04 de outubro de 1935. Filho de José Florêncio Delgado e Anna Pereira Delgado, pequenos sitiantes da região, é o mais velho de uma família de nove irmãos: Esther, José, Maria Edith, Geraldo, Sebastião Equidórnio, Francisco de Paula, Luiz Gonzaga e Carlos Roberto. 

Alfabetizado apenas aos 10 anos de idade, cursou o primário na pequena escola do arraial, em sala multiseriada. Para freqüentá-la, percorria diariamente uma distância de onze quilômetros no lombo de um pequira.

Aos 15 anos, concluindo a quarta série primária, mudou-se com a família para Juiz de Fora. A mudança se dá por insistência de sua mãe Anna, inconformada com o futuro que os filhos teriam se permanecessem na roça.

Tão logo a família se estabeleceu em Juiz de Fora, a primeira preocupação de sua mãe Anna foi providenciar escola para os filhos mais velhos. Tarcísio e Esther foram inscritos no “exame de admissão”, prova eliminatória que garantia aos aprovados o ingresso no curso ginasial. Vitoriosos, iniciaram os estudos e se formaram no Colégio Bicalho, tradicional educandário do bairro de São Mateus. 

Tarcísio compatibilizava estudos com trabalho, ajudando seu pai na lenharia de propriedade da família, instalada na Avenida Sete de Setembro, próxima a sua residência. 

Aos 17 anos, conseguiu seu primeiro emprego: contratado por uma padaria da vizinhança, levantava às 4 horas da manhã para entregar pães nas casas das famílias da redondeza. 

Aos 18 anos, entrou para a fábrica de bebidas Senra, que produzia vinhos e licores. 

Oportunidades melhores começaram a surgir: chegando aos 19 anos teve, pela primeira vez, sua carteira de trabalho assinada pela Construtora Procópio Ladeira, onde exerceu a função de “apontador de obras”, tendo trabalhado na construção dos prédios do Banco do Brasil e no do Banco Bradesco, ambos na av. Getúlio Vargas. 

Nesta época, Tarcísio estava iniciando o curso de Contabilidade no Colégio São Luiz. E se transferiu para um emprego melhor: comerciário na loja do Curtume Carioca, tradicional estabelecimento da Rua São João. 

Seus momentos de lazer eram usufruídos jogando futebol nos campos de várzea. Seu talento para o esporte o levou a jogar profissionalmente no FC Tupinambás. O grande sonho da adolescência? Ser jogador de futebol, é claro! Mas, a mãe não permitia que parasse de estudar.


Desconhecendo as dificuldades do trabalho durante o dia e dos estudos à noite, Tarcísio estava determinado a cursar a Faculdade de Direito e enveredou pelas madrugadas preparando-se para o vestibular. Aprovado, começou o curso superior escondido de seu patrão, que o ameaçava demitir caso ele teimasse em estudar.

Fascinado por esportes, realizou-se nas competições das Olimpíadas Universitárias, onde representava o curso de Direito em algumas modalidades, como vôlei e futebol.
Seu sucesso esportivo o fez perder o emprego: os jornais destacaram sua atuação nas Olimpíadas e o patrão lhe deu o ultimato: os estudos ou o trabalho. Tarcísio não relutou: fez opção pelos estudos.


Demitido, usa o dinheiro da indenização para instalar uma pequena loja de calçados, a “Ratardel”, na Galeria Bruno Barbosa. Para ajudá-lo, a noiva Isa e o irmão adolescente Equidórnio.



Foi no período da Faculdade que sua liderança começou a se manifestar de forma mais acentuada. Tarcísio participava ativamente da política estudantil e no fim do curso, em 1964, se tornou Presidente do Diretório Acadêmico Benjamin Colucci. E ganhou como prêmio cultural, uma viagem aos Estados Unidos, realizada no início de 1965, logo após sua formatura. 


Três anos após casar-se com Isa, nasce, em 1964, a primeira filha, Juliana. Pouco mais de um ano depois, nasce Eduardo. O terceiro filho, Júlio César, nasce em 1966 e Érica, em 1968. O caçula, Lucas, nasceria apenas em 1980. A família crescia e, para arcar com as despesas, Tarcísio havia começado a dar aulas no Colégio Stella Matutina, como titular das disciplinas Organização Social e Política Brasileira e Sociologia Educacional. Mais tarde, lecionou Direito Usual e Legislação Aplicada e Economia Política no tradicional Colégio Machado, em Belo Horizonte.


MANDATOS ELETIVOS:


1967: VEREADOR


1971: DEPUTADO ESTADUAL


1975: DEPUTADO FEDERAL


1979: DEPUTADO FEDERAL


1983: PREFEITO DE JUIZ DE FORA


1991: DEPUTADO FEDERAL


1997: PREFEITO DE JUIZ DE FORA


2001: PREFEITO DE JUIZ DE FORA




CARGOS OCUPADOS:


SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL


DIRETOR GERAL DO DNER


Embora tenha sempre declarado que ser político por “circunstância” e advogado por “convicção”, a dedicação integral à vida pública e aos cargos que exerceu impediram que a carreira de advogado pudesse ser exercida na plenitude de sua potencialidade. 


Em 2005, após entregar a administração da cidade de Juiz de Fora, Tarcísio passou a se dedicar em tempo integral à advocacia. Sua militância está direcionada, prioritariamente, para o “Direito das Cidades”, sendo hoje consultor jurídico de inúmeras prefeituras brasileiras.

Sempre atento a todas as questões relevantes da vida nacional, não se afastou, contudo, da análise e da reflexão sobre o momento político da Nação. Ao lado do exercício da advocacia, Tarcísio tem atuado como Consultor da Frente Nacional de Municípios, tem escrito e publicado inúmeros artigos e proferido palestras em diversas cidades do País.



AO NOSSO AMIGO, LÍDER E GRANDE MESTRE NOSSOS SINCEROS PARABÉNS, DESEJANDO MUITA PAZ, SAÚDE, HARMONIA E PROSPERIDADE. DESNECESSÁRIO DESEJAR-LHE SUCESSO, POIS SUA VIDA FALA POR SI.

COMO NOSSO PRESENTE FICA ESTA BELA CANÇÃO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário