VISUALIZAÇÕES

sábado, 18 de junho de 2011

ATENÇÃO CONSUMIDOR


A Polícia Federal deflagrou ontem, em parceria com o Ministério Público (MP) estadual, a Operação Ouro Branco II, de combate à adulteração de leite. 
Depois de dois meses de investigações, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas cooperativas, nas cidades de Leopoldina e Campo Belo, que produzem leite tipo UHT longa vida integral para as marcas LAC e Fazenda Mineira, respectivamente. Análises do Instituto Nacional de Criminalística apontaram que os produtos eram acrescidos de água, sal e açúcar, tornando-se impróprios para o consumo. 
As marcas são comercializadas em Juiz de Fora, mas redes supermercadistas da cidade informaram que, até o final da tarde de ontem, ainda não haviam sido notificadas quanto à necessidade de suspender as vendas.
Ainda de acordo com Ruiz, os envolvidos na fraude podem ser enquadrados no artigo 272 do Código Penal - "corromper, adulterar, falsificar ou alterar substância ou produto alimentício destinado a consumo, tornando-o nociva à saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo" - e na Lei 8.137/90 - que "define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências". Também podem responder por formação de quadrilha.
No final da tarde de ontem, a Tribuna entrou em contato com a fabricante do leite LAC, mas foi informada que o expediente já havia sido encerrado. 
Na cooperativa que produz o Fazenda Mineira, ninguém foi encontrado para comentar o caso.
Segundo o delegado responsável pela operação, Ricardo Ruiz, análises de amostras coletadas no início das investigações confirmaram o acréscimo de água em três lotes da marca Fazenda Mineira, produzida pela Novamix Industrial e Comercial de Alimentos Ltda., e em dois lotes da LAC, fabricada pela Cooperativa de Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda. Em outro pacote da LAC também foram acrescentados sal e açúcar ao leite. 
"Hoje (ontem) foram recolhidas novas amostras, diretamente dos tanques de leite, e ouvidas testemunhas. As cooperativas continuam funcionando normalmente, e as medidas administrativas cabíveis no âmbito de defesa do consumidor serão tomadas pelo Ministério Público", explica o delegado. As amostras retiradas seriam enviadas ainda ontem ao Instituto Nacional de Criminalística.

FONTE: http://www.tribunademinas.com.br/cidade/adulterac-o-de-leite-em-investigac-o-1.486319

Nenhum comentário:

Postar um comentário